fbpx
Skip to content Skip to footer

Como o Marketing Digital ajudou as empresas durante a pandemia

Como o Marketing Digital ajudou as empresas durante a pandemia

Podemos afirmar que o Marketing Digital foi a solução para muitas empresas durante um dos períodos mais delicados que a população mundial já passou.
Tanto que, podemos observar que numa questão de poucas semanas, diversas empresas de pequeno e médio porte modificaram completamente a maneira de comercializar os seus produtos e serviço.
Acontece que, muitas delas surpreenderam-se com os resultados e viram no Marketing Digital a oportunidade para ampliarem o negócio no mercado.
Enquanto outros, infelizmente tiveram prejuízos e outros até precisaram de fechar portas.
O que podemos observar no mercado de hoje, é que a pandemia acelerou numa questão de meses um crescimento e transformações previstas para os próximos anos.

 

Mudança de comportamento do consumidor

Com o surgimento do novo vírus, muitos negócios precisaram de fechar portas e encontrar novas maneiras de se adaptarem. Além disso, muitas pessoas perderam empregos, com consequência, grandes impactos no orçamento familiar.

Em contrapartida, vimos um disparo nos produtos de limpeza, higiene e farmácia. Os gastos foram centralizados nos itens de necessidade.

Além disso, podemos observar um aumento de conscientização e engajamento da população em causas sociais. Sem contar o impacto que causou na visualização de uma marca. Com o público cada vez mais informado e consciente, surgiu a necessidade de as empresas esclarecerem sobre os seus posicionamentos e processos.

Desde pequenas a grandes empresas, existe a necessidade de compreender quem é esse “novo consumidor” e adaptar toda a comunicação para que consiga se conectar com o seu público-alvo.

Muitas marcas, conseguiram perceber a necessidade de juntarem valor aos seus produtos/serviços e promoverem uma experiência.

Diante deste cenário, o Marketing Digital, conseguiu entregar novas possibilidades e consolidar a marca de pequenos negócios no mercado. Contudo, ter uma presença online não é apenas uma opção e sim uma questão de sobrevivência para o seu negócio.

 

Sempre online

Antes mesmo da pandemia, já era possível observar um crescimento considerável de utilizadores.

Estamos perante uma sociedade em que as pessoas fazem diversas atividades online, sejam elas por exemplo, pedir uma comida, fazer compras, estudar, trabalhar e conversar.

Ou seja, o marketing digital já era bem visto por diversas empresas, e aquelas que ainda resistiam de alguma maneira, após a pandemia, passaram a considerá-la.

A internet é uma maneira de fazer com que esteja sempre online e disponível. Ela tornou-se parte do nosso dia a dia. Além disso, adotar por esta estratégia é uma maneira mais estável e segura.

 

Conteúdo que converte

Nos tempos de hoje o consumidor está cada vez mais consciente e exigente. Isso não significa que seja algo mau, apenas que impacta totalmente a maneira de comunicar.

Hoje, não basta apenas apresentar benefícios do produto e valores, é preciso agregar valor, ou seja, por meios de conteúdos e experiências.

Diante deste cenário que nos encontramos, a melhor maneira de criar um relacionamento saudável com o cliente e potencial cliente, é oferecendo conteúdo em troca, seja por um blog, email etc.

O conhecimento e informação tornou-se a muito importante na internet, ou seja, quando oferece um conteúdo ganha a confiança do utilizador. O que permite que pequenas empresas consigam disputar por um mesmo público como grandes empresas, de forma igual.

Podemos dizer que o Marketing Digital ajudou pequenos negócios a sobreviver durante a pandemia, dando novas esperanças e oportunidades.

 

Aceder à fonte da notícia 

Go to Top