A pesquisa de palavras-chave é, sem dúvida, o aspecto mais importante de uma estratégia de SEO, pois é a partir dela que o conteúdo do site e os anúncios da marca serão criados.

O objetivo de uma pesquisa de palavras-chave é descobrir novas oportunidades de geração de tráfego para um site com base nos termos de busca que os clientes em potencial da marca utilizam quando pesquisam na internet.

Por outras palavras: a pesquisa de palavras-chave é o como se fosse o pilar de qualquer estratégia de SEO para e-commerce.

A pesquisa de palavras-chave é mais do que simplesmente tentar adivinhar os termos mais utilizados pelo seu público-alvo. É um processo que analisa o volume de busca e a competitividade dos termos para ajudar escolher as palavras-chave mais adequadas para o site.

Se você quer criar uma estratégia de SEO, mas não sabe por onde começar este post mostra como realizar uma pesquisa de palavras-chave na internet.

Como encontrar palavras-chave

Uma palavra-chave é qualquer palavra ou frase digitada em um mecanismo de busca, como o Google ou o Yahoo. Uma pessoa que está procurando uma maneira de fazer um batido proteico ou a busca da palavra-chave poderia ser “como fazer um batido proteico” ou “batido proteico”. 

Como todo o objectivo de uma loja online  é gerar vendas, não é de se espantar que a grande maioria das marcas prefira priorizar palavras-chave que correspondam a um objectivo de transação ou de informação nas suas estratégias de SEO.

Mas não se esqueça que os mecanismos de busca da só conseguirão colocar o seu site em posição de destaque se você souber combinar as palavras-chave com o restante do seu conteúdo de maneira natural, criando uma experiência de compra orgânica para os usuários.

Para o ajudar a começar a pesquisa de palavras chave, decidimos compartilhar 3 etapas que usamos aqui na BRANDUP

1. Registar tópicos e temas relacionados com a marca

Um brainstorming poderá ser importante para identificar alguns tópicos centrais para a sua loja. Qual o nicho da sua loja? Os produtos que você vende e o público-alvo? Com estas questões pode ir desenvolvendo ideias de termos ou frases que possam ser relevantes para a sua loja online.

Aqui em baixo deixamos algumas questões que o podem ajudar nesse processo.

  • O que o utilizador quer encontrar quando utiliza essa palavra-chave?

  • As palavras-chave que escolhi são relevantes para os produtos da loja?

  • Quais serão os termos que os meus clientes usam para descrever os produtos da loja?

 

Se você vende móveis para casas , por exemplo, uma das melhores palavras-chave transaccionais para a loja seria por exemplo “mesa de cabeceira para quarto”. Caso tenha um blog na sua loja (a BRANDUP ACONSELHA 😉 ) e tenha um artigo sobre os melhores móveis para o quarto, poderia utilizar uma palavra chave de informação como por exemplo “como escolher moveis para o quarto”.

2. Analisar as “pesquisas relacionadas”

Um conceito bastante importante dentro de qualquer estratégia de SEO, neste caso o SEO para ecommerce é o de palavras-chave de cauda longa: termos de busca com três, quatro ou mais palavras.

Nas palavras-chave de cauda longa existe menos competição do que as palavras-chave comuns, mas também significa que a busca por esses termos não é taõ recorrente. No entanto, se utilizadas corretamente, podem gerar bom tráfego para a sua loja.

Uma boa forma de encontrar palavras-chave é por exemplo utilizar os resultados relacionados com aquilo que pesquisou. Depois de digitar uma palavra-chave que ache relevante, irá por baixo aparecer outros termos pesquisados por utilizadores.

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3. Use um planeador de palavras-chave

Caso esteja à procura de algumas ferramentas para o ajudar na pesquisa de palavras -chave aconselhamos o Planeador de Palavras-chave do Google. Para além de ser uma ferramenta gratuita, a esta fornece resultados relevantes pois capta os dados de pesquisa do próprio Google.

Outro planeador de palavras-chave que a BRANDUP recomenda é  o SEMrush. É uma ferramenta bastante utilizada em todo o munda e oferece serviços completos para estratégias de SEO para ecommerce. Mas esta ferramenta não é gratuita, e se está a começar o seu negócio agora, ficará bem servido com o planeador do Google.

Ponha as mãos na “massa” 👊 

Agora que você sabe como realizar uma pesquisa de palavras-chave, já pode começar a pensar na elaboração de uma estratégia de SEO para a sua loja online.

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