A classificação ranking do seu website nos motores de pesquisa é um fator importante a considerar quando procura ter mais tráfego.

Se o seu website não tem uma boa posição no ranking, ninguém o vai encontrar. É preciso ter a certeza de que o seu site está altamente classificado para ser notado.

Aumentar e impulsionar o tráfego para o website é sempre um objetivo. No entanto, para que isso aconteça são necessárias estratégias de SEO.

O desenvolvimento correto de estratégias de Search Engine Optimization não é tarefa simples, por isso, devem ser seguidos alguns passos que impulsionem o sucesso das mesmas.

Seguem algumas práticas de SEO necessárias para impulsionar o tráfego do seu website:

Pesquisa por palavras-chave

O primeiro passo é encontrar as palavras-chave pelas quais o negócio, marca ou empresa será pesquisado nos motores de pesquisa.

Para tornar este passo importante mais simples, pode ser feita uma lista de keywords, em Excel, para que nenhuma palavra-chave importante seja esquecida.

Nesta primeira etapa, o foco principal passa por conhecer o público-alvo, os seus gostos, e o que os leva a procurar o negócio em questão.

 

Otimização do conteúdo do website

“Content is King” é uma frase bastante conhecida e realista.

Tal como no caso de artigos escritos para blogs, bem como no caso das redes sociais, também para os websites o conteúdo deve ser escrito de forma específica e, sobretudo, deve ser relevante, uma vez que os conteúdos são importantes tanto para os visitantes do site como para os motores de pesquisa.

Quanto mais conteúdo tiver, melhor. Mas mais importante do que uma boa quantidade de conteúdo, é a qualidade do conteúdo.

Além do conteúdo, também as descrições e os títulos devem ser suficientemente apelativos, e ao mesmo tempo conter as palavras-chave necessárias para que seja impulsionada a posição no ranking dos motores de pesquisa.

 

Aposte na versão mobile

Atualmente a grande maioria das pessoas utiliza o seu smartphone ou tablet para aceder às redes sociais ou websites durante o dia.

Para acompanhar essas tendências, as empresas devem apostar no marketing mobile.

Desta forma, relativamente aos websites, é necessário que estes sejam responsive e correspondam às necessidades dos utilizadores que os visitam através de dispositivos móveis.

 

Analisar e monitorizar os resultados

Após concluída a otimização do website, é necessário que os resultados sejam analisados e monitorizados para que seja possível compreender o sucesso da campanha, aplicando possíveis melhorias.

Só assim a empresa compreenderá o seu percurso, se atingiu os seus objetivos ou não, se deverá alterar a estratégia.

Para simplificar esta análise e monitorização, pode ser utilizado o Google Analytics, uma vez que fornece dados sobre o website e respetivas visualizações.