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Quais as vantagens e como otimizar o Google My Business

Certamente já utilizou por diversas vezes, o motor de pesquisa da Google ou o Google Maps, para procurar um negócio. Da mesma forma, também os seus clientes o fazem.

O Google My Business é uma ferramenta gratuita da Google que permite dar mais destaque ao seu negócio nos resultados de pesquisa da Google através da criação de uma página de empresa.

Após criada a página, e consoante o termo de pesquisa utilizado e a localização do utilizador, a sua empresa ou negócio é apresentado no motor de pesquisa da Google, ou no Google Maps. Mas quais são as vantagens que o Google My Business traz para um negócio?

Divulgação e alcance

A presença no Google My Business, é uma excelente forma de divulgar e aumentar o alcance do seu negócio sem necessidade de um grande investimento.

Para além de estar a divulgá-lo a todas as pessoas com acesso à Internet, mais importante ainda, está a divulgá-lo a quem está à procura do seu serviço ou produto.

Por exemplo, qualquer pessoa, esteja ela que parte do mundo estiver, pesquisar por “Bar Porto” terá acesso a bares situados no Porto.

 

SEO

Um negócio no Google My Business, aumenta a indexação do seu site nos motores de pesquisa, conseguindo assim melhorar o SEO sem ter de ter necessidade de conhecimento sobre o mesmo.

Os resultados de pesquisa vão surgindo tendo em conta a proximidade, a relevância e a qualidade das avaliações dos clientes.

Um aspeto importante a reter é que maior parte das pessoas não vai além da primeira página de pesquisa no Google, o que torna importantíssimo a presença do seu negócio na primeira página.

 

Vantagem face à concorrência

Os consumidores procuram cada vez por serviços e produtos na Internet. Ao pesquisarem, caso a sua concorrência não tenha conta nesta plataforma, existe uma maior probabilidade do seu negócio ser escolhido, ficando em vantagem em relação à concorrência.

 

Interação com os clientes

Não basta criar conta nesta plataforma, é fundamental alimentar a interação com os clientes, quer seja na resposta a comentários positivos ou negativos. Segundo um estudo da Bright Local, dos consumidores que leem os comentários, 97% lê também as respostas das empresas.

 

Estatísticas

O Google My Business permite-lhe ter acesso a diversas estatísticas como, por exemplo:

  • Onde os clientes encontram a empresa: se através do motor de pesquisa ou de uma pesquisa indireta;
  • Tráfego: quantidade de tráfego gerado para o website
  • Analise geográfica: é importante perceber a localização geográfica dos seus clientes.
  • Ações de clientes: direções e contacto. Analise a quantidade de chamadas telefónicas que recebe, e perceba se consegue dar resposta a todas elas.
  • Fotos: visualizações e quantidade de fotos publicadas;
  • Opinião dos clientes: avaliações e características reconhecidas ao negócio explicitas nos comentários

 

Como otimizar a sua página do Google My Business?

Tenha sempre os seus dados atualizados

Garanta que os dados estão atualizados para que os consumidores consigam entrar em contacto consigo, tirar as suas dúvidas ou agendar algum tipo de serviço.

Quanto mais informações os seus potenciais clientes tiverem, mais fácil será obterem a resposta ao que precisam e, posteriormente, tomar a sua decisão.

 

Crie uma descrição clara da sua marca

O Google My Business permite criar uma descrição de até 750 caracteres, aproveite esse espaço para informar os seus potenciais clientes sobre aquilo que a sua empresa oferece e como se diferencia da concorrência.

 

Incentive a interação dos seus clientes

É importante estimular os seus clientes a avaliarem o seu negócio, estas recomendações são essenciais para reduzir o risco associado a uma compra de um potencial cliente.

As avaliações que os clientes fazem no perfil de Google My Business têm impacto no posicionamento do negócio nos resultados de pesquisa com intenção local.

 

Crie publicações

O Google My Business permite, desde 2017, que sejam feitas publicações e haja partilha de conteúdo entre as empresas e os consumidores.

Assim sendo, deve aproveitar esta funcionalidade para criar conteúdo, que acrescente valor ao seu negócio como:

  • Divulgação de ofertas e promoções;
  • Adicione eventos da sua empresa;
  • Adicione novos produtos;
  • Alerte para novidades da sua empresa ou da sua área de atuação.

Realizar publicações regularmente é uma maneira de manteres os teus potenciais clientes atualizados e de os lembrares que a tua marca existe.

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