É claro que os vídeos são extremamente populares na internet. De facto, os dados mostram que o vídeo é a maneira preferida dos consumidores se envolverem com o conteúdo. Não importa quais os estilos de animação a sua empresa escolher utilizar, em geral, os vídeos resultam em níveis mais altos de tráfego no site, envolvimento do utilizador, geração de leads e uma comunicação mais clara. Isto aplica-se especialmente a vídeos de animação de motion graphics.
Do marketing externo ao aprimoramento das comunicações internas, as empresas podem aproveitar os vídeos de motion graphics para uma ampla variedade de propósitos de forma a adicionar profundidade à sua história ou mensagem. Mostramos agora como.
O que são os motion graphics?
Os motion graphics são considerados um tipo de vídeo de animação.
No entanto, os termos geralmente são utilizados de forma intercambiável. O termo “motion graphic” refere-se simplesmente a gráficos que se movem, enquanto “animação” é utilizado como um termo abrangente para descrever todo o tipo de arte em movimento, ilustração e imagens.
Os motion graphics normalmente utilizam ilustrações desenhadas digitalmente e baseadas em vetor que são então animadas. São geralmente animações mais limpas e com aparência mais profissional do que outros estilos de vídeo e oferecem a capacidade de criar transições mais sofisticadas, movimentos atraentes e recursos de animação.
Porque cada vez mais empresas estão a optar por utilizar motion graphics?
Os motion graphics são ideais para empresas que desejam acentuar ou destacar informações importantes ou transmitir um ponto específico. Quando não há necessidade de um enredo ou narração baseada em personagens, geralmente é quando os motion graphics são utilizados.
Produtos complexos, serviços e conceitos de comunicação interna podem ser divididos e apresentados de maneira convincente com motion graphics. Como estas animações são principalmente auxílios visuais, destacam-se na ilustração de temas difíceis de entender. Muitas vezes, isto é feito dividindo esses temas em simples ícones e elementos visuais para tornar o complexo compreensível.
Hoje em dia as empresas utilizam os motion graphics para:
Elevar as comunicações internas para aumentar o envolvimento do utilizador
À medida que o trabalho remoto explodiu em todo o mundo, os líderes empresariais estão à procura de ferramentas que ajudem a promover uma comunicação interna eficaz. A animação de vídeo permite uma comunicação mais clara enquanto aumenta ativamente o envolvimento do utilizador. Desde recursos educacionais à promoção de negócios, a utilização de vídeo está a ajudar as empresas a destacar mensagens críticas com suporte visual.
Comercializar Produtos e Serviços aos Consumidores
O departamento comercial tem trabalhos difíceis e os compradores têm mais controlo agora do que nunca, graças ao poder da Internet. Para causar impacto no seu público-alvo de maneira que os leve a tomar uma decisão de compra, precisa de utilizar o marketing de vídeo para capacitar a sua equipa de vendas. O motion graphics tem um poder especial: é amado pelas pessoas e está a ser consumido online num ritmo sem precedentes.
Treinar funcionários internamente
Internamente, o email pode ser bastante útil. Lembretes de eventos, breves atualizações e atas de reuniões podem ser enviados por email, geralmente sem problemas.
No entanto, algumas mensagens precisam de mais do que um email para garantir que toda a sua equipa está na mesma página. As mensagens de email tendem a acumular-se nas caixas de entrada dos seus funcionários, competindo com dezenas ou até centenas de outros emails. Se forem abertos, os membros da equipa podem ter dificuldade para entender dados complexos.
Uma ótima maneira de evitar isso é utilizar a produção de vídeo e efeitos visuais para levar as informações para casa. Como a produção de vídeo é rápida, envolvente e fácil de entender, tende a destacar-se mais do que as informações apresentadas de formas mais convencionais. Ao utilizar vídeos internos para formação e comunicação, todos na sua equipa receberão a mesma mensagem, de forma a ajudar os seus líderes e funcionários a permanecerem na mesma página.
Alcançar um público-alvo nas redes sociais
Especialistas em publicidade de rede social dir-lhe-ão que gerar resultados é uma arte e uma ciência. Quando se trata do aspeto científico, tudo o que precisa de fazer é “ouvir” os dados. O conteúdo de vídeo gera um envolvimento significativamente maior do que outros tipos de media.
Criar conteúdo de vídeo alinhado com os seus esforços de marketing é a melhor maneira de aumentar a exposição da marca nas plataformas sociais, ao mesmo tempo que aumenta o tráfego do site e as potenciais conversões. Se está à procura maneiras de aumentar a sua presença nas redes sociais, o vídeo é a melhor ferramenta para o fazer.
Envolver os utilizadores do seu site
Em sites que publicam vídeos em destaque, fica claro que a animação explica pelo menos parte do motivo pelo qual as taxas de rejeição são menores e os utilizadores permanecem mais envolvidos. A sua empresa pode utilizar o motion graphics para criar vídeos que ficam no seu site para apresentar a sua marca a novos utilizadores, fornecer informações básicas sobre os seus produtos e/ou serviços e ajudar os utilizadores a entender a missão e os objetivos da sua empresa.
Estudos mostram que sites com vídeos têm uma classificação mais alta e têm melhores resultados de SEO do que sites que não têm vídeos em destaque. Vídeos explicativos e outros tipos de animação ajudam a manter os utilizadores no seu site, aumentando as hipóteses de conversão.
Fonte da notícia: https://thesketcheffect.com/2021/08/26/why-more-businesses-are-using-motion-graphics-animation/