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O que é o GA4, como aceder, configurar e usar a versão recente do Google Analytics

O GA4 é o novo padrão da ferramenta Google Analytics e veio para ficar, aliás já foi anunciado a data de término da Google Analytics Universal que será em Julho de 2023, deixará de existir e a sua mudança para o GA4 será obrigatório para todas as propriedades. 

 

O que é Google Analytics 4? 

Esta nova versão adequa-se mais aos momentos em que vivemos e ganha novas funcionalidades, como a forma da recolha de dados e relatórios, focando na privacidade dos dados dos usuários e pôr fim aos cookies. 

A GA4 investe em tecnologias para aprimorar minuciosamente os relatórios e as previsões sobre os comportamentos dos usuários, permitindo às empresas uma análise multiplataforma que ajuda a unir as etapas dos seus usuários na interação com o seu site, aplicativos e versatilidade na mediação de variados tipos de dados em três frentes: app, web e App + Web. 

 

Como ter acesso ao GA4? 

Antes de mais deve saber se criou a sua propriedade antes do dia 14 de Outubro de 2020, pois se usar o Universal Analytics deve transferir para o GA4, caso tenha criado depois dessa data, com certeza que já deve estar a usar o GA4 e não precisa efetuar esta ação.  

Não se esqueça que deve criar uma conta Firebase ao instalar o GA4.  

Ao contrário do GA Universal, neste deve configurar e documentar tudo para não perder dados. Nele terá os eventos que vêm configurados por padrão na ferramenta e deve configurá-los à medida dos interesses que o seu negócio precisa. 

 

Como configurar o GA4? 

Para transferir a sua propriedade do UA para o GA4 deve seguir estes passos: 

  1. Aceda a analytics.google.com e faça o login na sua conta do Google Analytics;
  2. No menu, vá em Administrados e aceda à secção Propriedade;
  3. Clique em “Assistente de configuração do GA4″;
  4. No Assistente de Configuração, clique em “Criar uma nova propriedade do Google Analytics 4” (isso permite associar a nova propriedade do GA4 à propriedade do UA, sendo que as duas vão continuar coletadas a dados até a descontinuação do UA);
  5. Depois, vá até à sua propriedade do GA4 e siga as configurações sugeridas pelo assistente, como instalar a tag para coletar dados, vincular a propriedade ao Google Ads e definir públicos-alvo para as campanhas de marketing. É importante vincular novamente essas ferramentas depois de configurar o GA4 para garantir o fluxo correto de dados. 

 

As empresas que usam o recurso de otimização das páginas AMP (Accelerated Mobile Pages) devem começar a usar outro tipo de otimização, como as páginas responsivas, pois o GA4 não oferece suporte às mesmas pelo motivo de desuso. 

O GA4 vai impactar o nosso dia-a-dia, pois ela traz muitas mudanças, melhorias, mas também vai exigir um esforço, adaptação e alguma aprendizagem por parte dos profissionais para que aproveitem todo o seu potencial. O ideal seria investir numa formação para colaboradores para uma melhor adaptação e consequentemente um bom retorno.   

 

 

 

Font: https://rockcontent.com/br/blog/ga4/ https://resultadosdigitais.com.br/marketing/google-analytics-4/

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