Quer saber como vigiar a concorrência? Bem, monitorizar a concorrência é com certeza algo que você deveria fazer com alguma frequência. Não se trata simplesmente de ir acompanhando o que é que eles estão a fazer, mas sim obter informações valiosas sobre o mercado: quais as tendências, como o mercado está a reagir etc. Isto para se reposicionar e planear melhor a sua estratégia para ficar à frente da concorrência.
Fique por aqui que lhe vamos revelar 4 ferramentas para poder vigiar a concorrência.
Ubersuggest
A Ubersuggest de Neil Patel é uma das maiores ferramentas de análise do mercado. A partir daqui você pode ver:
– Visão geral do Domínio
– Principais Páginas de SEO
– Sugestões de Keywords
– Ideias para Conteúdos
– Backlinks
Basta colocar o URL do concorrente ou até mesmo o seu, conseguindo analisar assim informações extremamente importantes!
SEMRush
Esta ferramenta é claramente uma das escolhas favoritas dos profissionais de marketing.
É especializada em conseguir bastantes dados da concorrência. Tudo o que precisa de fazer é colocar o URL do concorrente, logo a seguir irá receber informações valiosíssimas como por exemplo:
-
Informações sobre palavras-chave
-
Pesquisas Orgânicas
-
Tráfego e Anúncios
Um aspeto que facilita a sua compreensão dos dados, é que tudo vem em formato de gráfico.
Open Site Explorer
O Open Site é atualmente uma das ferramentas mais usadas e permite seguir os esforços de construção de links que a sua concorrência esta a fazer. Pode ver a autoridade do domínio e texto âncora. Você também poderá comparar dados dos links deixando assim as coisas bem mais fáceis.
Gratuitamente pode obter acesso a alguns dados, mas para conseguir ter acesso a todos os dados e ver todo o potencial que esta ferramenta lhe tem para oferecer, necessita de pagar um Pack.
Google Alerts
Bem, vamos à primeira ferramenta de como vigiar a concorrência. O Google Alerts é uma ferramenta bem fácil de usar que envia relatórios completos para o seu e-mail.
Se achar oportuno, e achamos que deve aproveitar, pode monitorizar palavras-chave que os concorrentes usam!
Mas claro, cabe exclusivamente a si decidir o que é importante vigiar!
Instapaper
Quando se trata de vigiar a concorrência, não pode ser desorganizado!
O Instapaper permite que guarde as páginas que pretende ler depois. Ao vigiar a concorrência é essencial saber quem são os seus competidores e quais são as suas páginas e blogs. Assim esta ferramenta vai te ajudar a manter esse controlo.
Bem, achamos que já sabe como vigiar a concorrência, mas acha que vigiar a concorrência vale a pena o esforço?
Qual é a sua opinião?