“Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro.”
Seth Godin
Branding, ou gestão de marcas, como é muito conhecido, trata-se de um conjunto de ações estratégicas que, quando aplicadas de forma eficiente, contribuem para a construção da perceção de seu consumidor em relação à sua empresa de forma positiva.
O Branding é muito mais que a sua aparência, ela tem que transmitir emoções, sensações e lembranças de forma a despertar a atenção do cliente e fazer com que escolha a sua marca.
A construção de uma marca forte para uma linha de produtos ou serviços é consequência de um relacionamento satisfatório com o mercado. Com uma identificação positiva e forte, a marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido.
Para fazer uma boa gestão de marca, a sua empresa deve possuir diversos canais de comunicação para atrair os seus clientes, mas antes de mais deve consciencializar o que é a sua empresa e quais são os valores dela, tornando-a líder do mercado.
Os seguintes passos vão lhe ajudar de uma forma estratégica para o desenvolvimento dessa gestão:
• Crie uma plataforma de marca
A primeira etapa para gerir uma marca, deve entender do que ela é feita, quais são as suas bases, o que ela contribui, o que promete para a sociedade e o que faz dela ser única? Uma plataforma de marca é um conjunto de componentes únicos de sua marca que vão ajudar seus consumidores a se conectar com ela.
Os principais pontos que qualquer plataforma de marca deve conter, são os propósitos, as suas promessas, os seus atributos e o seu posicionamento.
O propósito não é nada mais, nada menos que a razão pela qual a sua marca existe e porque ela foi criada.
Por vezes temos uma melhor ideia do propósito da nossa marca a partir dos nossos colaboradores e consumidores, eles ajudam a entender melhor o motivo pelo qual acreditaram e se conectaram dessa forma à nossa marca.
A promessa da marca funciona como um manifesto, é o que vemos sendo comunicado pelas marcas.
Os atributos da marca, são as características da sua marca, que ditam os valores, a forma como se comunica e como se trabalha, atribuindo até uma certa personalidade, como se fosse uma pessoa. Os atributos da marca ajudam a humanizar uma marca e alinhar expectativas.
O Posicionamento, define o espaço do mercado que a sua marca vai ocupar e como vai ser entendida pelos consumidores. É entender o seu mercado e o que os seus consumidores precisam e querem, tornando a sua marca mais presente e relevante.
• Tenha uma identidade forte e coerente
O primeiro passo é criar um nome e um logótipo para a sua empresa, criando dessa forma a identidade visual da marca, onde a cor, ícones, símbolos, ilustrações e/ou tipografias são os elementos que compõem uma identidade visual.
O slogan, o tom e a voz são outros elementos que conduzem também para essa mesma identidade, os slogans apoiam na comunicação da marca, enquanto que o tom se vai enquadrando conforme os atributos da marca e a sua persona. A voz tem que se adaptar a diferentes públicos e canais.
Estas são as ferramentas que precisa para realizar um bom trabalho de Branding, transformando a sua marca para conquistar o mercado e os seus clientes.
Vamos a isto?!
Font: https://rockcontent.com/br/blog/branding/