Uma persona é uma representação fictícia de um grupo de clientes que têm objetivos, percursos de compra e perfis pessoais semelhantes. Personas ajudam a idealizar o cliente ideal que está a tentar atrair. Possibilitam a interação com os seus clientes potenciais como seres humanos reais, é uma ferramenta de usabilidade para representar usuários de um site ou produto.
Personas funcionam melhor quando já se conhece bem os seus clientes, e quando há esta característica marcante onde uma “figura” que pode representar um grupo de clientes. As personas mais fortes do comprador são baseadas em pesquisas de mercado, bem como em insights que contribui para a sua base real de clientes (por meio de pesquisas, entrevistas etc.).
Dependendo do seu negócio, pode ter apenas uma ou duas personas, ou até 10.
Como criar personas?
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Idade
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Profissão
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Gostos / interesses
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Estilo de vida
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Seus objetivos
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Dificuldades e problemas
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Que redes sociais utiliza
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Quem eles seguem
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O que os leva a comprar
Quanto mais detalhadas e preparadas forem essas personas, mais eficazes elas serão para o entendimento necessário de tomar decisões com confiança no desenvolvimento dos seus planos de conteúdo com êxito. Esta é uma boa prática no entanto não é opcional, pois é possível planear também pensando em públicos, de forma mais ampla.
Font :
https://www.engagingpartners.co/blog/how-to-create-marketing-personas