Esse planeamento pode ser dirigido na marca ou num produto específico da empresa, de forma a usar uma ferramenta concreta para guiar as suas estratégias e competitividade.
O plano de marketing é nada mais, nada menos que a documentação toda do seu planeamento. Portanto, as análises do microambiente e do macroambiente, além da definição dos segmentos-alvo e do posicionamento da marca devem vir antes da estrutura do plano.
Estas são as seis etapas principais que devem aparecer no seu plano, mas que podem variar de acordo com as necessidades de cada negócio.
1• Definições do planeamento estratégico
O plano de marketing deve começar com as definições do planeamento estratégico da empresa. Isso abrange a missão, a visão e os valores da marca, além dos objetivos e metas da empresa.
2• Descrição da análise do ambiente de marketing
Nesta etapa deve documentar as principais informações e insights que extraiu das observações.
O plano deve apontar as principais ameaças e oportunidades do ambiente externo e as forças e fraquezas do ambiente interno. Nesta fase pode e deve usar o framework da análise SWOT para isso.
3• Definições de segmentação
Aqui deve definir qual ou quais públicos-alvo em que a empresa vai trabalhar, a partir da segmentação do mercado, e qual é a posição que vai assumir para cada um deles. Nesse momento, também pode ser interessante criar a persona com quem as suas estratégias vão comunicar.
4• Definições do marketing mix para cada segmento
Define as estratégias dos 4 P´s do marketing: Product (Produto), Price (Preço), Placement (Distribuição) e Promotion (Comunicação). Isso deve ser feito para cada segmento e de acordo com a posição da marca para cada um.
5• Cronograma de execução
O cronograma de execução é essencial para tirar o plano de marketing do papel. Nesta etapa, deve definir um calendário, com datas e prazos, além dos responsáveis por cada atividade e os recursos que elas vão acionar.
6• Indicadores de desempenho
A definição de indicadores de desempenho é um dos pontos fundamentais no plano de marketing. É com eles que vai investigar se as suas estratégias alcançaram os resultados desejados, em alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa.
Font : https://rockcontent.com/br/blog/o-que-e-marketing/ Marketing-Mix: O que são os 4 P’s do Marketing? – PIS Marketing – Gestão e Estratégia de Marketing e Comunicação