Storytelling é a capacidade de transmitir conteúdo a partir de uma história elaborada e de uma narrativa envolvente, usando palavras e recursos audiovisuais, o que pode ser bastante benéfico para a sua empresa, pois ajuda a promover o seu negócio e a vender os seus serviços de uma forma indireta, porém tem que ter um contexto e um objetivo.
Pode ser aplicada na produção de conteúdo, em vendas e em consultorias.
A tríade do storytelling:
O storytelling é sustentado por três elementos fundamentais que precisam estar conectados:
• Técnicas narrativas: nesta etapa, são definidos os caminhos conceituais que sustentam o conteúdo;
• Conteúdo Narrativo: parte mais renomada e explorada pois é o que dá vida à técnica;
• Fluidez: neste ponto cria-se experiências e momentos que aproximam as audiências.
A melhor forma de começar um bom storytelling para o seu negócio:
• Product Placement: Incluir nas narrativas histórias que sejam relacionadas ao uso do seu produto ou ao propósito da marca.
• Narratologia: Desenvolver uma história para explicar o motivo pelo qual a empresa (ou produto) é a solução ou uma referência de mercado.
• Personalidade de Marca: Usar arquétipos (modelos mentais) que posicionam a sua marca na cabeça de seus clientes.
Nesta etapa agilizamos o momento da decisão, aumentando assim os resultados, motivando a sua audiência e estas são as melhores formas de escolher o conteúdo:
• Informativo : é o que incorpora valor a partir de conhecimento;
• Serviço : São conteúdos que servem para ajudar a sua audiência, simplificando a vida das pessoas, resolvendo problemas e economizando tempo;
• Comunicação : Este conteúdo cria um desenvolvimento de ações que acolhe as pessoas, gerindo comunicação espontânea e estimulando influenciadores aproximando interesses em comum;
• Entretenimento : Promove experiências à audiência, trazendo momentos marcantes para quem interage.
Storytelling na prática:
Na produção de conteúdo, o uso da metáfora pode ajudar a prender o leitor, facilitando o entendimento. Produza sempre conteúdos diferentes, super criativos e puramente verdadeiros não caindo na falsidade.
Em relação às vendas deve entender o que vende, pois facilita no tempo que demora a contar a sua história que deve ser curta e deve transmitir a mensagem de uma forma clara. Ter conhecimento do assunto também faculta as explicações, exemplificando com discursos personalizados, tendo em conta também o ambiente e interesses das pessoas e/ou empresas que estão do outro lado.
Font: https://resultadosdigitais.com.br/agencias/storytelling/