Desde a pandemia que as empresas sofreram alterações profundas na forma como se relacionam com os clientes, procurando assim canais alternativos até então nunca equacionados. Desta forma, nos últimos tempos, temos visto as empresas a procurar novas formas de venda e comunicação para complementar o canal tradicional de venda física em loja.

Neste contexto, o WhatsApp Business assume especial importância, visto ser uma ferramenta de comunicação mais pessoal do que as redes sociais, em que é necessário ter atenção redobrada na forma de comunicar. Se nas redes sociais, muitas das vezes, nem se conhece os potenciais clientes, aqui já existiu um contacto prévio, pois é o número de contacto do cliente que vai depois permitir toda a comunicação, via WhatsApp Business.

A comunicação realizada tem de ser extremamente cuidada, visto que se esta não for pertinente, o cliente procede imediatamente ao bloqueio, o que nas redes sociais, passaria apenas por uma mensagem ignorada.

 

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business veio substituir as ligações realizadas com os números pessoais dos empresários e clientes. Adicionou novas funcionalidades, de forma a que esta comunicação se tornasse mais profissional, com organização, automatização e aceleração dos processos.

 

Como funciona o WhatsApp Business?

A conta de WhatsApp Business deverá ter um número diferente da conta pessoal de WhatsApp, porém podem ambas estar instaladas no smartphone. Este número será utilizado para confirmar e verificar a conta.

Criar um perfil empresarial

Para a criação de um perfil empresarial, será necessário aceder a Menu > Configurações > Configurações de negócios > Perfil. Deverá ter-se cautela na colocação do nome da empresa, visto que caso exista algum erro, não será possível editá-lo posteriormente. Tem a possibilidade de adicionar uma descrição da empresa, serviços, horário, contactos, website, etc.

As mensagens

Esta é provavelmente a funcionalidade mais útil para as empresas. É possível utilizar modelos de mensagens e respostas automáticas para as questões mais frequentes colocadas pelos clientes, como por exemplo, mensagens de boas-vindas e avisos.

As estatísticas

As estatísticas são dados fundamentais para o marketing de qualquer empresa. Saber quem recebeu, quem leu, quantas mensagens foram enviadas são informações de extrema importância para que a estratégia possa ser ajustada sempre que necessário. São também um indicador de interesse do cliente e da sua fidelidade

As etiquetas

Na versão empresarial do WhatsApp é possível segmentar clientes utilizando etiquetas. Assim é possível categorizar conversas e separar por exemplo novos clientes de clientes já usuais. São totalmente personalizáveis e podem ser acedidas através do Menu > Novas Etiquetas.

Migração de contas

Existem empresas que utilizam perfis pessoais para contactar os clientes. Se pretenderem migrar para a versão empresarial do WhatsApp e têm medo de perder as conversas e contactos anteriores, podem ficar descansadas. Quando é feita a migração para o WhatsApp Business todos os contactos e conversas também são migrados.

 

Quais as vantagens do WhatsApp Business?

Vender mais

Segundo dados do Facebook for Business, 61% das pessoas dão preferem uma comunicação personalizada com as empresas, e 1 em cada 2 empresas tendem a comprar em empresas com uma comunicação personalizada.

Construir uma relação mais forte com o cliente

Se um cliente fornece o seu número a uma empresa já está a indicar que está disposto a uma relação de parceria com a empresa. Da mesma forma, as mensagens são sempre entregues a um público-alvo.

Desta forma podem ser criadas estratégias individuais para cada cliente.

Custos reduzidos

A aplicação tem um custo reduzido, ou melhor dizendo, não tem custo. O único custo que terá será o custo da internet. A aplicação é gratuita assim como o envio das mensagens.

Conversas seguras

Uma das melhores partes é que todas as mensagens enviadas são encriptadas e seguras, o que faz com que a comunicação entre as empresas e os clientes seja totalmente confidencial.

Estratégias assertivas

Através de dados estatísticos, é possível ter um conhecimento mais real, percebendo desta forma se a estratégia de comunicação com os clientes está a ou não a funcionar. O número de mensagens abertas, lidas ou não lidas e respondidas são dados fulcrais para saber se a mensagem enviada é a correta. Por outro lado, é mais fácil pedir o feedback dos clientes sobre produtos e serviços.

 

WhatsApp Business é uma ferramenta essencial para a comunicação das empresas e a Brandup está ao seu dispor para a criação de um plano de comunicação através do WhatsApp Business. Fale connosco!