Nos dias que correm, muitas empresas deparam-se com a falta de otimização dos seus sites para dispositivos móveis. Mas porque motivo deve isto ser considerado um problema?

Segundo o Statista, empresa especialista em análises de mercado, que analisa as vendas de e-commerce a nível mundial, em 2021, existiam mais de 4 mil milhões de utilizadores na internet, sendo mais de 50% do tráfego originado a partir de dispositivos móveis. A forma mais prática de um utilizador navegar e encontrar informações na internet é a partir do seu dispositivo móvel. Isto significa que se encontrarem um site que não lhes permita concluir a tarefa que estava a tentar realizar, abandonem e muito provavelmente entrarão no site da concorrência.

Atualmente, o tempo é um fator muito importante na vida de todos. No que toca a websites, aplica-se o mesmo. Ninguém gosta de esperar. 5 segundos. É este o tempo que em média um utilizador demora a perceber se quer permanecer no site ou abandonar. Existe tanta informação na internet que, se um website não carregar em menos de 5 segundos, o utilizador certamente escolherá outro.

Se o seu site estiver otimizado para dispositivos móveis, ficará mais rápido, logo aumentará o tempo médio de permanência de cada utilizador.

Isto quer dizer que se o tempo que um utilizador passa num site aumenta, também aumenta a probabilidade de interação, seja através da aquisição de produtos, preenchimento de formulários de contacto ou pedidos de orçamento.

Estes fatores de otimização para dispositivos móveis ajudam a melhorar o SEO e são fatores importantes para a Google definir os rankings no seu motor de pesquisa.

Neste momento, a Google privilegia os websites que permitem uma boa experiência do utilizador e um website otimizado para dispositivos móveis é permitir isso mesmo. Se os fatores acima forem cumpridos, a probabilidade de um website subir no ranking de pesquisas é grande, tendo também uma maior probabilidade de ser visto pelos utilizadores, ultrapassando assim a concorrência.

Com tudo isto, queremos dizer que otimizar os websites para os dispositivos móveis é fulcral para o seu sucesso na web, pois não só o ajuda a obter um melhor raning nas pesquisas do Google, mas também o ajuda a destacar-se da sua concorrência, fornecendo ao utilizador uma melhor experiência.

Se precisar de otimizar o seu website para dispositivos móveis, não hesite! A Brandup está aqui para ajudar. Fale connosco!