Se você ou a sua empresa trabalham com marketing digital / publicidade, é obvio que já foi questionado sobre o público alvo da sua empresa ou a sua persona, porque compreender o nosso publico é extremamente importente para o desenvolvimento dos produtos e de conteúdo.

A BRANDUP neste artigo irá abordar o tema “persona”, e que a sua importância que ela tem no seu negócio.

 

PERSONA

“Persona é um perfil semifictício que representa o cliente ideal de uma empresa. A Buyer Persona é a base de toda a estratégia de Marketing Digital. Diferente do público-alvo que é abrangente, a Persona apresenta detalhes específicos baseados em clientes reais, montando o perfil ideal de um consumidor.” Rock Content

Se tiver uma lista de clientes, poderá por tentar começar encontrar a sua persona com base nessa lista.

Público Alvo vs Persona

Normalmente estes dois conceitos são frequentemente postos no mesmo saco, no entanto tem algumas diferenças e podemos dizer que são sinónimos.

Público Alvo: Homens e mulheres entre os 30 e 65 anos, casados, médicos, com uma renda anual entre os 40.000€ e que gostam de carros.

Persona: Joana, com 32 anos, formada em advocacia mas adora roupas de bebé. A Joana pretende criar uma loja online com roupa de bebé e para isso necessita de ajuda de uma agência de marketing digital.

Certo tem algumas parecenças mas fará muito mais sentido direccionar uma estratégia de marketing para a Joana.

Porque devo criar a minha persona?

Para aumentar os resultados da sua estratégia de marketing é essencial ter a sua persona. Isto porque não estaremos a desperdiçar tempo a comunicar com pessoas que não interessam ao nosso negócio. Estaremos sim, a comunicar com as pessoas certas e com as mensagens certas.

A BRANDUP enumera aqui alguns motivos para você criar a sua persona:

– Analisa o tipo de conteúdo que precisa de ser entregue

– Realiza melhor as suas estratégias de marketing

– Sabe como consumem os seus clientes e etc

Como criar uma persona?

Para criar a sua persona, é necessário que defina algumas características tais como:

– Idade

– Profissão

– Gostos/interesses

– Estilo de Vida

– Seus objetivos

– Dificuldades e problemas

– Que redes sociais utilizam

– Quem eles seguem

– O que os leva a comprar

No final da definição da sua persona, atribua um nome, sendo assim mais fácil na hora de programar as suas estratégias de marketing.

Gerar a sua persona

Se tiver algumas dificuldades para criar a sua persona, não se preocuipe, existem na web muitas ferramentas capazes de o ajudar. Tal como: Mikon que o pode ajudar a criar a sua!

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