Saiba como obter testemunhos dos clientes da sua loja online e conseguir transmitir confiança aos novos consumidores
Você já tentou recolher testemunhos dos seus clientes e ficou sem saber como fazê-lo? Sim, sabemos que não é algo fácil.
Quando falamos de atrair novos clientes, para além de ter um visual convidativo, produtos interessantes, preço justo e informações bem organizadas no seu site, é preciso ter também boas avaliações.
No caso das lojas online, que funcionam como uma grande montra para os consumidores, ter avaliações de clientes é essencial.
Nada melhor do que obter testemunhos daqueles que já compraram, já consumiram o produto ou o serviço – e estão satisfeitos.
E esse é um bom caminho para transmitir confiança numa loja online.
Se você quer ter acesso a algumas dicas, continue a ler este artigo e fique a conhecer como pode obter sucesso na recolha de testemunhos dos seus clientes.
Perceba o que são provas sociais
As provas sociais são avaliações que os clientes fazem do produto ou do serviço adquirido.
A utilização de testemunhos no seu site é uma excelente estratégia de marketing digital para dar credibilidade aos seus produtos e serviços.
Afinal, ao saber que outras pessoas tiveram uma boa experiência de compra, é natural que potenciais clientes fiquem mais tranquilos e preparados para iniciar a jornada de compra.
Assim, testemunhos, comentários, avaliações e depoimentos são um termómetro para a sua empresa.
Essas avaliações podem ser utilizadas para ajudá-lo a gerar confiança nos seus futuros consumidores.
Mas como conseguir essas avaliações?
Saiba que a melhor forma de obter esses testemunhos é perguntando.
Porque pedir testemunhos?
O testemunho é uma prova de que houve boa prestação de serviços e/ou o produto tem qualidade.
Geralmente, o testemunho tem mais valor do que as avaliações mais breves (ranking).
Para alguns produtos e/ou serviços, pode fazer diferença ter verdadeiros testemunhos em vez de breves avaliações que dizem pouco sobre a experiência do consumidor com o produto, serviço ou a empresa.
Portanto, um testemunho pode ter mais peso porque consiste na narrativa de uma experiência positiva (ou negativa) que o cliente teve com a sua empresa.
Quando solicitar avaliações?
O “timing”, ou seja, o tempo do pedido de avaliações é fundamental.
Peça avaliações o mais rápido possível e faça com que deixar um comentário seja o simples.
Facilite a vida do cliente.
Assim, o ideal é pedir o testemunho no momento em que a experiência de compra foi concluída.
Evite tomar demasiado tempo do cliente e não deixe passar muitas horas após a compra (máximo 12h, na maior parte dos casos).
Contudo, há de se ter bom senso, pois, a depender do tipo de produto ou serviço, talvez seja preciso dar um tempo maior ao consumidor para refletir sobre a experiência.
O melhor, em todos os casos, é conhecer o perfil do seu cliente e tentar perceber como ele se sentiria mais à vontade para responder com honestidade e cortesia.
Como obter depoimentos de satisfação?
- Envie breves pesquisas de satisfação (formulários);
- Solicite testemunhos por e-mail (avaliação narrativa);
- Peça avaliações através das páginas nas redes sociais (ex.: Facebook, Google My Business).
Há algumas plataformas (gratuitas e pagas) em que as empresas fazem registo para serem avaliadas pelos seus clientes.
Essa é uma maneira de obter avaliações de consumidores verificados e destacar o seu site, a sua empresa ou a sua loja online para novos consumidores, transmitindo mais confiança e credibilidade.
Veja alguns links:
Onde inserir os testemunhos no seu site?
- Na página inicial do seu site (a “Home”, geralmente, é a mais visitada);
- Barras laterais (se o seu site tiver barras laterais, inseri-los lá deixa os testemunhos mais visíveis);
- Uma página dedicada a depoimentos de clientes. Se a sua empresa tem já muitos testemunhos, pode criar uma página específica para isso no seu site.
Tenha em atenção outros pontos importantes:
- seja proativo, peça (mas seja gentil);
- trate o cliente pelo nome e apelido;
- não perca o timing do pedido;
- apresente exemplos;
- tente receber por escrito;
- sempre que possível, obtenha um vídeo;
- valorize a experiência do cliente com a sua empresa;
- não incomode os clientes (evite insistir muitas vezes).
O artigo o/a ajudou? Esperamos que consiga obter mais testemunhos que validem a qualidade dos serviços ou produtos da sua empresa.
Se ainda tem dúvidas ou necessita de ajuda, a Brandup tem uma equipa UP e pronta para alinhar as estratégias perfeitas para potenciar o sucesso dos seus negócios.
Fale com a Brandup.