Saiba como obter testemunhos dos clientes da sua loja online e conseguir transmitir confiança aos novos consumidores

 

 

Você já tentou recolher testemunhos dos seus clientes e ficou sem saber como fazê-lo? Sim, sabemos que não é algo fácil.

Quando falamos de atrair novos clientes, para além de ter um visual convidativo, produtos interessantes, preço justo e informações bem organizadas no seu site, é preciso ter também boas avaliações.

No caso das lojas online, que funcionam como uma grande montra para os consumidores, ter avaliações de clientes é essencial.

Nada melhor do que obter testemunhos daqueles que já compraram, já consumiram o produto ou o serviço – e estão satisfeitos.

E esse é um bom caminho para transmitir confiança numa loja online.

Se você quer ter acesso a algumas dicas, continue a ler este artigo e fique a conhecer como pode obter sucesso na recolha de testemunhos dos seus clientes.

 

Perceba o que são provas sociais 

 

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As provas sociais são avaliações que os clientes fazem do produto ou do serviço adquirido.

A utilização de testemunhos no seu site é uma excelente estratégia de marketing digital para dar credibilidade aos seus produtos e serviços. 

Afinal, ao saber que outras pessoas tiveram uma boa experiência de compra, é natural que potenciais clientes fiquem mais tranquilos e preparados para iniciar a jornada de compra.

Assim, testemunhos, comentários, avaliações e depoimentos são um termómetro para a sua empresa.

Essas avaliações podem ser utilizadas para ajudá-lo a gerar confiança nos seus futuros consumidores.

Mas como conseguir essas avaliações?

Saiba que a melhor forma de obter esses testemunhos é perguntando.

 

 

Porque pedir testemunhos? 

 

Como pedir testemunhos dos clientes para a sua loja online 1

 

O testemunho é uma prova de que houve boa prestação de serviços e/ou o produto tem qualidade.

Geralmente, o testemunho tem mais valor do que as avaliações mais breves (ranking).

Para alguns produtos e/ou serviços, pode fazer diferença ter verdadeiros testemunhos em vez de breves avaliações que dizem pouco sobre a experiência do consumidor com o produto, serviço ou a empresa.

Portanto, um testemunho pode ter mais peso porque consiste na narrativa de uma experiência positiva (ou negativa) que o cliente teve com a sua empresa.

 

 

Quando solicitar avaliações?

 

Como pedir testemunhos dos clientes para a sua loja online 2

 

O “timing”, ou seja, o tempo do pedido de avaliações é fundamental.

Peça avaliações o mais rápido possível e faça com que deixar um comentário seja o simples.

Facilite a vida do cliente.

 Assim, o ideal é pedir o testemunho no momento em que a experiência de compra foi concluída.

Evite tomar demasiado tempo do cliente e não deixe passar muitas horas após a compra (máximo 12h, na maior parte dos casos). 

Contudo, há de se ter bom senso, pois, a depender do tipo de produto ou serviço, talvez seja preciso dar um tempo maior ao consumidor para refletir sobre a experiência.

O melhor, em todos os casos, é conhecer o perfil do seu cliente e tentar perceber como ele se sentiria mais à vontade para responder com honestidade e cortesia.

 

Como obter depoimentos de satisfação?

  • Envie breves pesquisas de satisfação (formulários);
  • Solicite testemunhos por e-mail (avaliação narrativa);
  • Peça avaliações através das páginas nas redes sociais (ex.: Facebook, Google My Business).

Há algumas plataformas (gratuitas e pagas) em que as empresas fazem registo para serem avaliadas pelos seus clientes.

Essa é uma maneira de obter avaliações de consumidores verificados e destacar o seu site, a sua empresa ou a sua loja online para novos consumidores, transmitindo mais confiança e credibilidade.

Veja alguns links:

 

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Onde inserir os testemunhos no seu site?

  • Na página inicial do seu site (a “Home”, geralmente, é a mais visitada);
  • Barras laterais (se o seu site tiver barras laterais, inseri-los lá deixa os testemunhos mais visíveis);
  • Uma página dedicada a depoimentos de clientes. Se a sua empresa tem já muitos testemunhos, pode criar uma página específica para isso no seu site.

 

Tenha em atenção outros pontos importantes:

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  • seja proativo, peça (mas seja gentil);
  • trate o cliente pelo nome e apelido;
  • não perca o timing do pedido;
  • apresente exemplos;
  • tente receber por escrito;
  • sempre que possível, obtenha um vídeo;
  • valorize a experiência do cliente com a sua empresa;
  • não incomode os clientes (evite insistir muitas vezes).

O artigo o/a ajudou? Esperamos que consiga obter mais testemunhos que validem a qualidade dos serviços ou produtos da sua empresa.

Se ainda tem dúvidas ou necessita de ajuda, a Brandup tem uma equipa UP e pronta para alinhar as estratégias perfeitas para potenciar o sucesso dos seus negócios.

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