A geração de leads refere-se a todas as atividades e estratégias que vai utilizar para atrair clientes.

O público típico do LinkedIn é composto por profissionais com poder de compra.

Neste artigo, mostramos como pode gerar leads no Linkedin

O que é “gerar leads”?

Geração de leads é um termo de marketing usado para descrever o início do interesse de um possível cliente num determinado produto ou serviço de uma empresa.

Os leads ao contrário dos prospects, são contactos que demonstraram interesse por algum tipo de produto ou serviço

 

Criar uma página de LinkedIn para a empresa

É importante que a página esteja constantemente ativa, com conteúdo chamativo e contribuições para conversas que já estão a acontecer no LinkedIn.

Para ter uma boa página no LinkedIn, é fundamental ter informações sobre o que a empresa faz, mas além disso, conteúdos em vídeo, bem como escritos, comentários de executivos, mas também, em muitos casos, informações selecionadas de outras fontes.

 

Publique conteúdo e atualizações relevantes

Para garantir que a sua página do LinkedIn seja forte, considere publicar vários tipos de conteúdos, incluindo vídeos. A apresentação desse conteúdo para o setor pode ajudá-lo a posicionar-se como uma fonte de conhecimento e estabelecer relevância e credibilidade com potenciais clientes.

Quando for reconhecido como uma fonte de conhecimento perspicaz e valiosa, vai começar a desenvolver conexões com profissionais que vão pensar da mesma maneira. Se publicar com frequência, vai aparecer mais vezes no feed deles, e a familiaridade facilita o início de novas conversas.

Quando as suas conexões clicarem em ‘Gostar’ numa publicação que fez, esta poderá aparecer no feed de um novo cliente. Esse lead verá que a sua conexão compartilhada gostou da sua publicação, atestando a sua credibilidade e autoridade e possivelmente uma nova conexão.

 

Participe nos grupos do LinkedIn dos seus clientes

O LinkedIn, na sua essência, é uma rede social como qualquer outra. Assim como no Facebook, os utilizadores podem criar grupos focados em interesses relevantes do setor, e é recomendado participar nesses grupos e conversar com outros profissionais.

Poderá publicar conteúdo e atualizações, para incentivar discussões sobre temas relevantes ou simplesmente falar sobre os serviços que oferece.

Também vai poder utilizar os grupos para entender melhor o seu público. Se os membros estiverem ativos, fique atento aos pontos de discussão comuns no setor e como os leads desejam que esses problemas sejam abordados. Utilize essas informações a seu favor e crie propostas de valor direcionadas ao entrar em contacto diretamente com as necessidades do cliente.

 

Utilize produtos pagos para garantir que seu conteúdo alcança o seu público-alvo

As empresas com pequenos orçamentos de marketing podem ter receio em investir dinheiro em campanhas pagas.

Com tudo isto tem muitas poderá trazer muitas vantagens:

  • Gerar mais tráfego
  • Alcançar resultados mais rápidos
  • Identificar e segmentar o seu público
  • Flexibilidade de investimento
  • Fácil medição de resultados

Também terá acesso a relatórios de alta qualidade que lhe vão explicar o desempenho do anúncio, ajudando-o a otimizar uma estratégia para atender às necessidades dos seus clientes.

 

Manter uma presença consistente na plataforma

Assim como qualquer website ou rede social, o LinkedIn exige consistência. Se publicar um artigo uma vez por semana e depois parar por algum tempo, não vai estar a ter uma presença consistente com as suas conexões. Também é importante comunicar de forma consistente com os seus leads. Desaparecer no meio de uma conversa não transmite uma boa aparência e faz o oposto de aumentar o interesse deles em fazer negócios.

Como mencionado acima, utilize a análise da plataforma para saber mais sobre os interesses do seu público, analisar quando as suas publicações ganham mais tração e crie uma estratégia consistentemente e presente no LinkedIn.