Colocar um website em primeiro lugar no Google não é uma ciência exata. Requere conhecimento e experiência.

Em linguagem corrente, esta técnica e os seus objetivos explicam-se de forma fácil. Quando alguém procura por um determinado termo de pesquisa (keyword) num motor de pesquisa, após alguns instantes os resultados dessa pesquisa são apresentados de forma ordenada pela ordem da importância que o Google lhes atribui, o trabalho de um consultor de SEO consiste em colocar a página que está a ser trabalhada na melhor classificação possível na página de resultados de pesquisa dos motores de pesquisa (SERP).
O SEO é um processo de trabalho assente em várias técnicas, estratégias e soluções, implementada por especialistas em *inbound* marketing cuja análise é suportada por evidências, dados e métricas. São aliás os números que nos dizem que 90% dos cliques ocorrem quando se está nos primeiros links da primeira página de resultados dos motores de pesquisa.
Então, como aparecer em primeiro lugar no Google? Para pensar em como colocar o website em primeiro lugar no Google, há que começar por analisar o desempenho da sua página. Há dois tipos de otimizações, que operam em conjunto, embora em momentos diferentes: SEO On-Page e SEO Off-Page.

SEO On Page

No SEO On-Page são analisados dados como o código fonte, as tags, as meta-tags, o alt text, as palavras-chave e a otimização dos urls. Para a estrutura de determinada página ser considerada boa, contribui também ter uma Arquitetura da Informação clara. Para além disso, os conteúdos, a Experiência do Utilizador, a Acessibilidade, a velocidade de carregamento e a otimização para dispositivos móveis são importantes.

SEO Off-Page

O SEO Off-Page é outro momento importante no sentido de otimizar o seu website para aparecer em primeiro lugar no Google, ou no melhor resultado possível. O SEO Off-Page disseca a quantidade e, sobretudo, a relevância dos links que apontam para a sua página, aqui devemos também ter em conta outras técnicas de inbound marketing como o Email Marketing e o trabalho com Redes Sociais.

Como ficar em primeiro lugar no Google: algumas dicas básicas

É importante produzir bom conteúdo para as suas redes sociais e para as suas páginas, isso tem um efeito dois em um: confere notoriedade à sua marca e atrai visitas para o seu website. Ter o site desenhado e preparado para proporcionar uma boa experiência mobile é importantíssimo É importante retorquir relembrando o papel das keywords – palavras-chave. SEO não são apenas keywords. Por isso, quando se pensa em como colocar o site em primeiro lugar no Google deve-se, inevitavelmente, pensar nestas.