Atrair visitas para seu e-commerce é uma forma de aumentar a receita e os lucros do seu e-commerce. Um sistema de e-commerce que não gera tráfego está destinado ao fracasso e certamente isso é o que você não quer para o seu negócio.Por mais que você tenha investido em uma boa plataforma, tenha desenvolvido um design bonito e possua diversas funcionalidades legais na sua loja, se não houver tráfego não há como aumentar as vendas e o lucro.Tendo isso em mente é muito importante pensar em formas de atrair o público com ações para obter visitas para o seu e-commerce de diversas fontes. Vamos ver então como aumentar o tráfego da sua loja virtual?

Site de comparação de preços

Participar de sites comparadores de preços é uma boa forma de atrair visitas para o seu e-commerce, pois o comportamento do usuário na Internet para compras é de pesquisar preços de produtos em várias lojas antes de efetuar a compra.

Sendo assim, é muito importante marcar presença nesses sites para aproveitar uma audiência que está em busca de novos produtos. Um exemplo prático desse tipo de site é o famoso Buscape onde os maiores players do e-commerce brasileiro disponibilizam os seus produtos nessa plataforma de comparação de preços.

Atraia visitas para o seu e-commerce com cupons de descontos

Uma coisa é certa: quem é que não gosta de descontos? Muitos consumidores são atraídos por descontos e promoções e isso é uma excelente forma de gerar mais tráfego para o seu e-commerce.

Assim como os comparadores de preços, também existem diversos sites que trabalham apenas com cupons de descontos. Fazer parcerias com esses sites é uma das formas de atrair mais visitas para o seu e-commerce sem ter grandes esforços.

Atraia visitas para o seu e-commerce com um canal no Youtube

Quem pensa que o Youtube é um canal apenas para passar tempo e ver vídeos engraçados está muito enganado. Você pode atrair mais visitas para o seu e-commerce criando um canal oficial da sua loja virtual.

Com um canal no Youtube é possível fazer vídeos bacanas apresentando os produtos da loja virtual ou até mesmo explicando com usar ou instalar um determinado produto. Além disso, os vídeos também ajudam no melhor posicionamento do seu e-commerce nos mecanismos de busca.

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Invista nos Marketplaces

Um Marketplace é como se fosse um grande shopping center online onde vários vendedores disponibilizam seus produtos para diversos compradores interessados.

Num Marketplace o cliente final tem mais opções de escolha e a competitividade é bem maior entre as lojas, mas a geração de tráfego é bem maior e isso é o que faz com que a sua loja virtual atraia mais visitas.

É importante saber que ao se cadastrar num Marketplace você terá dois trabalhos, um de administrar o seu próprio e-commerce e outro para administrar a sua loja dentro do Marketplace. Esse cuidado deve ser redobrado para não haver divergência nem confusão em relação à gestão do estoque.

Descrição de produtos

Essa é uma parte um tanto esquecida e negligenciada pela maioria dos e-commerces. As descrições dos produtos são importantes para aumentar o tráfego e conseguir mais conversões tendo em vista que os consumidores se sentem mais seguros ao encontrar informações claras sobre um produto.

Um cliente com dúvidas sobre um produto dificilmente irá entrar em contato com a empresa para descobrir se determinada informação está realmente correta (afinal, não é o trabalho do cliente decifrar informações), pois isso deve ser algo essencial e de responsabilidade da própria loja virtual.

Porém, para ter bons resultados é preciso dedicar tempo para criar descrições interessantes, informativas e criativas. É uma tarefa simples, mas exige tempo e compromisso ainda mais se você possui grandes quantidades de produtos.

Redes sociais não podem faltar

Como você bem deve saber, as redes sociais são excelentes alternativas para a geração de tráfego e podem ser grandes aliadas para atrair visitas para seu e-commerce.

Investir em redes sociais como o FacebookInstagram e Pinterest é uma boa ideia para divulgar os seus produtos, porém apenas postar fotos de produtos sem objetivos definidos é mera perda de tempo.

Por mais que as redes sociais sejam ambientes mais descontraídos é preciso planejar bem as ações e ter seriedade com os trabalhos para conseguir ter êxito e gerar visitas para a loja virtual.

Os e-commerces de nicho como os de moda, por exemplo, podem se aproveitar bastante dos recursos visuais que essas mídias oferecem dando destaque para o Instagram e o Pinterest onde o foco imagético é mais visível.

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SEO sempre

Sua loja virtual não terá grandes acessos se a mesma não estiver bem posicionada nos buscadores. No e-commerce, as técnicas de SEO devem ser priorizadas tão bem ou ainda mais do que nos projetos de sites institucionais. Algumas plataformas de e-commerce como o Magento são mais fáceis de serem otimizadas por ter seu código-fonte aberto.

As técnicas de SEO para e-commerce devem ser trabalhadas desde o planejamento do projeto e também a cada nova inserção de um novo produto.

A otimização on page como títulos de páginas, meta tags, urls amigáveis deve ser priorizada assim como o conteúdo das descrições de cada produto, sempre levando em conta as palavras-chaves mais usadas e procuradas pelos usuários. Para fazer isso bem feito e atrair mais visitas para o seu e-commerce, planeje!

Crie um blog para o seu e-commerce

Entre todas as estratégias, criar um blog é sem dúvidas uma das melhores formas para atrair visitas para o seu e-commerce, pois o conteúdo gerado ao longo do tempo aumenta a popularidade da sua marca além de também aumentar o posicionamento nos buscadores.

A produção de conteúdo constante alimenta o SEO fazendo com que o fluxo de visitantes aumente frequentemente. Ao atrair mais visitas para o seu e-commerce você obtém mais posições nos buscadores e isso se transforma num ciclo contínuo de tráfego.

Num blog é possível explorar vários aspectos para gerar tráfego para a sua loja virtual. Vamos ver como você pode aproveitar melhor a produção de conteúdo em seu blog.

Reviews de produtos

Se você trabalha com diversos produtos de diferentes marcas essa é uma oportunidade e tanto para você expandir as suas possibilidades de produção de conteúdo.

Os reviews ou análises como também são conhecidos, consiste em divulgar de forma criteriosa os diversos atributos de um produto, podendo ser este review em vídeo, em texto ou em outros formatos.

Em geral é possível abordar os prós e os contras dos produtos, bem como suas especificações técnicas e demais atributos, fazendo com que os clientes possam ficar mais seguros ao fazer suas escolhas.

Além de ajudar os clientes, esse tipo de estratégia ajuda no SEO e gera mais visitas para o seu e-commerce de forma orgânica e espontânea.

Vídeos de produtos

O vídeo é um grande aliado do seu e-commerce, pois com ele você pode criar diversas possibilidades de divulgações dos seus produtos. A produção de conteúdo em vídeo possibilita apresentar os produtos de maneira mais real gerando assim mais credibilidade à sua loja virtual.

Da mesma forma que os reviews, você pode aproveitar o vídeo para melhorar ainda mais a estratégia de análises fazendo com que os usuários eliminem as principais dúvidas sobre os detalhes que existem nos produtos.Trabalhar com vídeos é realmente uma grande oportunidade de atrair mais visitas para o seu e-commerce e aumentar a conversão de vendas.

Comparação de produtos

Parecido com os reviewsas comparações de produtos servem para sanar dúvidas em relação a atributos e funcionalidade dos produtos.

Esse tipo de estratégia pode ser abordado tanto com o conteúdo escrito como o conteúdo em vídeo, ou melhor ainda, usando os dois formatos para tornar o seu conteúdo mais didático.

A ideia é confrontar os principais atributos de dois ou mais produtos fazendo com que os usuários possam decidir por si mesmos qual é o melhor.

Tutoriais

Os tutoriais são formas explicativas de ensinar como fazer ou executar alguma ação. Essa estratégia serve para um momento de pós venda o que não deixa de ser importante e relevante para o seu e-commerce.

Ensinar como fazer algum tipo de tarefa pode ser muito interessante para atrair visitas para o seu e-commerce e ajudar na aquisição de novos clientes por meio de conteúdo educativo.

Links Patrocinados

Os links patrocinados ou campanhas pagas não podem faltar nas estratégias de geração de tráfego, pois eles são grandes responsáveis em atrair visitas para o seu e-commerce ou para o seu projeto web.

Com os links patrocinados é possível gerar tráfego constante, bastando apenas ter orçamento para isso. Contudo, esse tipo de estratégia deve ser usado em conjunto com as estratégias de geração de tráfego orgânico, pois ao ficar “refém” apenas dos links patrocinados você corre um grande risco de tornar o seu negócio invisível quando não existir mais a possibilidade de investimento nessa ferramenta.

Conclusão

Existem outras formas de atrair visitas para o seu e-commerce além dessas mostradas nesse artigo, mas as principais estratégias envolvem fazer com que o seu negócio sempre esteja gerando visibilidade, seja pelas redes sociais, seja por meio de um blog próprio.

A BRANDUP espera ter ajudado com estas pequenas dicas, com a ajuda da Weblink

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