Storytelling é a capacidade de transmitir conteúdo a partir de uma história elaborada e de uma narrativa envolvente, usando palavras e recursos audiovisuais, o que pode ser bastante benéfico para a sua empresa, pois ajuda a promover o seu negócio e a vender os seus serviços de uma forma indireta, porém tem que ter um contexto e um objetivo. 
Pode ser aplicada na produção de conteúdo, em vendas e em consultorias.  

 

A tríade do storytelling: 

O storytelling é sustentado por três elementos fundamentais que precisam estar conectados: 

• Técnicas narrativas: nesta etapa, são definidos os caminhos conceituais que sustentam o conteúdo; 

• Conteúdo Narrativo: parte mais renomada e explorada pois é o que dá vida à técnica; 

• Fluidez: neste ponto cria-se experiências e momentos que aproximam as audiências. 

 

A melhor forma de começar um bom storytelling para o seu negócio:

 • Product Placement: Incluir nas narrativas histórias que sejam relacionadas ao uso do seu produto ou ao propósito da marca. 

 • Narratologia: Desenvolver uma história para explicar o motivo pelo qual a empresa (ou produto) é a solução ou uma referência de mercado. 

 • Personalidade de Marca: Usar arquétipos (modelos mentais) que posicionam a sua marca na cabeça de seus clientes. 

 

Nesta etapa agilizamos o momento da decisão, aumentando assim os resultados, motivando a sua audiência e estas são as melhores formas de escolher o conteúdo: 

• Informativo : é o que incorpora valor a partir de conhecimento; 

• Serviço : São conteúdos que servem para ajudar a sua audiência, simplificando a vida das pessoas, resolvendo problemas e economizando tempo; 

• Comunicação : Este conteúdo cria um desenvolvimento de ações que acolhe as pessoas, gerindo comunicação espontânea e estimulando influenciadores aproximando interesses em comum; 

• Entretenimento : Promove experiências à audiência, trazendo momentos marcantes para quem interage. 

 

Storytelling na prática: 

Na produção de conteúdo, o uso da metáfora pode ajudar a prender o leitor, facilitando o entendimento. Produza sempre conteúdos diferentes, super criativos e puramente verdadeiros não caindo na falsidade. 

Em relação às vendas deve entender o que vende, pois facilita no tempo que demora a contar a sua história que deve ser curta e deve transmitir a mensagem de uma forma clara. Ter conhecimento do assunto também faculta as explicações, exemplificando com discursos personalizados, tendo em conta também o ambiente e interesses das pessoas e/ou empresas que estão do outro lado. 

 

 

Font: https://resultadosdigitais.com.br/agencias/storytelling/