Branding, ou gestão de marcas, como é muito conhecido, trata-se de um conjunto de ações estratégicas que, quando aplicadas de forma eficiente, contribuem para a construção da perceção de seu consumidor em relação à sua empresa de forma positiva.
Não pode apenas concentrar-se na aparência da sua marca, como cores, letras, formas etc…O Branding é muito mais que isso. Mas também tem de despertar sensações e lembranças para despertar a atenção do cliente e fazer com que este escolha a sua marca.
“Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro.”
Seth Godin
Qual é a importância do Branding?
O Branding é extremamente importante para a sua marca/empresa, sendo ela lembrada na mente dos consumidores através desse mesmo branding. Irá gerar valor aos seus produtos e serviços e acima de tudo, confiança no seu público-alvo.
Um bom conjunto de técnicas e práticas que objectivam à construção o fortalecimento de uma marca. A construção de uma marca forte para uma linha de produtos ou serviços é consequência de um relacionamento satisfatório com o mercado. Com uma identificação positiva forte o bastante, a marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido.
Como fazer um trabalho de Branding com Marketing Digital
1- Identidade Visual
- A identidade visual é o aspeto que ajuda a mente dos consumidores a memorizar a sua marca (aspectos como logótipo, fonte, cores etc)
- Quanto mais “clean” for, mais rápida será a associação na mente de quem busca novas marcas.
Adeque o seu logótipo
- No momento da criação da marca é importante que ela esteja preparada para o mundo digital. Não pense em algo muito complexo, pense na facilidade de leitura e entendimento quando estiver por exemplo em versão mobile (onde o logótipo estará mais reduzido).
Crie o seu manual da marca
- Quando achar que a identidade da sua marca está pronto, é muito importante não esquecer -> ANOTAR TUDO O QUE USOU – Anotar a fonte usada, códigos de cores, versões horizontais e verticais etc.
Determine uma unidade de estilo
- Na altura de procurar fotos, tente encontrar aquelas que se alinham mais com a sua marca. Procure apenas seguir um estilo, esse estilo será a comunicação da sua marca.
- Veja o exemplo da BeautyForYou
2- Estratégia
- A estratégia não passa pelos valores visuais mas sim passa o seu propósito. O consumidor apenas não só identificará com o estilo da sua marca mas também com os valores, criando assim um laço mais forte entre os dois lados (marca e cliente).
Personalidade da Marca
- Eis algumas perguntas que pode fazer para encontrar a personalidade da sua marca:
- Qual é a personalidade da minha marca?
- Que adjetivos ela possui?
- Se fosse uma pessoa seria como?
Linguagem da Marca
- Como é a linguagem da sua marca? Tem um ar sério? É descontraída? Estas são questões muito importantes para ajustar a linguagem ao seu público.
- Um dos métodos de encontrar essa linguagem é fazer uma pesquisa e verificar quais os termos usados pelos seus consumidores e adoptar aqueles com que a sua marca se identifica.
Localização
Que tipo de canais o seu cliente usa para comunicar com as marcas? Usa Facebook? Instagram? WhatsApp? Linkedin? Email? Convém lembrar que não é necessário ir a correr e criar contas em todo o lugar, apenas use aqueles canais que tem um papel estratégico para o seu negócio.
Dois dos canais extremamente importante onde aconselhamos a estar presente é:
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Num Website – estar presente nos resultados de busca
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E no Facebook – Ótimo canal de divulgação e relacionamento
Conteúdo
- Tenha sempre uma boa estratégia de conteúdo pois ela ajudará a sua marca a se destacar nas buscas mas também a ganhar notoriedade e autoridade. Até mesmo esses conteúdos devem estar ligados de alguma forma à identidade da sua marca.
Gestão da marca: o novo marketing?
Hoje em dia o grande desafio para as empresas é adaptar-se ao mundo:
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Volátil
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Incerto
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Complexo
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Ambíguo
Existem 3 tipos de marcas
1- Marcas voltadas para as vendas, promoção, preços e lucros
2- Marcas que se conseguem conectar emocionalmente com os clientes, gerando assim valor
3- Marcas que criam um ecossistema de valor, dentro dos 4 parâmetros do “mundo” que referimos anteriormente.
Esta última é a que tem gerado mais valor, se não faz parte de este tipo de marca, aconselhamos vivamente que SEJA.