O E-mail Marketing está morto? Nada disso!
A E-goi enviou-nos um e-mail com as principais dúvidas sobre o assunto e resolvemos mostrar isto para o público.
Fique desse lado, mostraremos também os passos mais importantes para criar a sua estratégia.

 

Que tipo de Newsletter existem?

Newsletter Promocional

A Newsletter promocional é voltada para a promoção e também a venda de produtos e serviços onde irá partilhar com o público, novidades e ofertas. Mas não abuse desta newsletter, nenhum utilizador gosta de ser massacrado!

Newsletter Informativa

Este tipo de Newsletter pode ser a mais efetiva a logo prazo, onde irá partilhar a novidades do seu negócio. É uma excelente forma de mostrar a credibilidade da sua marca e fidelizar clientes!

Newsletter Educativa

Aproveite este tipo de Newsletter para educar o seu público e não só, eduque também novos possíveis acerca dos seus conteúdo e serviços que tem para “oferecer”. Excelente forma de captar utilizadores para o seu Website ou blog, pois irá trazer curiosidade ao seu público-alvo e não só sobre os conteúdos que aborda.

Como criar uma Newsletter?

1- Terá de definir os seus objetivos e metas

Antes de começar já a construir a sua Newsletter, tome nota daquilo que deseja alcançar com essa Newsletter. Quer conquistar um novo público? Aumentar as visitas no seu site ou loja online? Com os seus objetivos e metas bem definidos pode agora entender que conteúdo irá condizer com o seu negócio compreendendo assim a melhor forma de aumentar os seus resultados.

2- Defina a sua frequência de envio

Como referimos anteriormente, o utilizador não gosta de ser massacrado e por isso sugerimos uma Newsletter por mês, a não ser que tenha muito conteúdo para ser distribuído. Ser consistente com as datas é bastante importante! Caso a newsletter for boa, o utilizador estará à espera de mais e mais, e com certeza, estarão ansiosos por receber a próxima!

3- Que ferramenta utilizar?

Estando definido os seus objetivos e frequência de envio, está na altura de escolher a plataforma que vai utilizar. E-goi e Mailchimp são ótimas ferramentas!

4- Conteúdo de boa qualidade

Ponha-se do lado do leitor! Gostaria de ter o seu e-mail lotado com conteúdo inútil? Pois…nesse caso considere em “perder” algum tempo a identificar os interesses do seu público, não fuja dos conteúdos e serviços que o seu website tem. Só mais uma coisa…Um bom título é crucial para que o leitor não resista ao clique.

5- Design da Newsletter

Por muito boa que seja a sua Newsletter se o design não for atrativo, poderá deitar tudo por água a baixo. Na hora que fazer o layout da Newsletter opte por um design minimalista mas que seja moderno e atrativo. Não exagere muito nas cores e nas imagens e foque-se na mensagem para não desviar a atenção do leitor daquilo que realmente importa, se não tiver muito à vontade contrate uma Branding Agency.

6- Newsletter responsiva!

A maioria das pessoas acede a conteúdo online por por meio do próprio smartphone, e acredite que com e-mails não será diferente!

Será importante garantir:

  • Que o layout da Newsletter funcione na tela de um dispositivo móvel
  • Testar a organização da página, com textos e títulos devidamente separados e responsivos.
  • Que as imagens não perdem qualidade e que abram em qualquer dispositivo!

7- Medir resultados

Agora que já começou com o envio de e-mails, está na altura de medir resultados. Pode ter em conta as seguintes métricas:

  • Taxa de entrega

  • Taxa de abertura

  • Cliques

  • Números de registos

  • Abandono

8- Melhorar a Newsletter

Agora que já mediu os resultados, considere em melhorar a sua Newsletter (sim porque pode sempre fazer melhor!)

Pode utilizar a técnica dos Testes A/B que são eficientes para entender a Newsletter que funciona melhor! Pode experimentar:

  • mudanças no layout;

  • diferentes CTAs;

  • mudanças no assunto do e-mail;

  • horários de envio da newsletter etc.

Pronto, chegou a hora de criar a sua própria Newsletter e ver por si mesmo que o e-mail está bem vivo!

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