Antes de mais, de uma forma sintética vamos explicar o que é o design. O design é a ligação de uma linha estética com o funcional que determina a forma como um produto ou serviço vai funcionar. 

A importância do Design 

Quando se cria uma marca, têm que se ter em conta os seus valores, a sua cultura, a visão, missão e os seus valores que delimita a sua origem. Depois disso, é criado a sua representação gráfica, que deve conquistar o público, ligar-se às pessoas pelas emoções que ela transmite. Se não é possível criar essa ligação, então dificilmente a marca será bem-sucedida e nós não queremos uma marca sem expressão, sem emoção no mercado. 

 

Conquistar o público pelos olhos 

Como referimos anteriormente, que é preciso conquistar o público pelas emoções que a marca transmite, também é muito importante e diríamos até a mais importante! Conquistar o público pelo que vê por vezes não é tarefa fácil, pois exige previamente um trabalho de pesquisa, onde se procura qual é o público-alvo, conhecer os seus gostos e o que a marca lhes quer transmitir pelas cores e pelas fontes tipográficas que por si só, pode “mexer” com as emoções e sensações do público. 

Destacar-se pelo design 

Nos dias de hoje somos bombardeados de informação e de conteúdos, o que torna o público muito mais difícil de agradar e de convencer e a competitividade é constante, pois queremos sempre que o nosso design se destaque dos outros. 

As campanhas são um bom exemplo de captar a atenção do público, apenas com o design que assume com toda a certeza uma grande importância neste papel e se for percecionado na perfeição, mantendo-o com uma boa imagem e assuntos interessantes o resultado será sempre positivo e as vendas certamente irão disparar. 

 

Recriar o design? 

Antes de mais temos que referir que um bom design requer tempo e dinheiro investido. E se for para melhorar qualquer design não podemos nunca deixar de criar coisas funcionais, porque recriar só para ficar mais belo, não funciona, tem que ter uma funcionalidade muito bem definida. O design é estético, mas resolve problemas pela sua funcionalidade acima de tudo. 

Para melhorar o design, devemos ter sempre em consideração o nosso público-alvo, defini-lo ainda mais ao pormenor, para o convencer a comprar os nossos produtos e/ou serviços, para finalmente resultar em vendas, que será sempre o nosso objetivo final.  

 

 

Font:

A importância do design nas marcas