Administrar uma pequena empresa é extremamente gratificante, mas também tem os seus desafios.

Qualquer pessoa que gere ou trabalha numa pequena empresa sabe quantos chapéus diferentes precisa de utilizar para concluir uma variedade de tarefas diárias diferentes, desde o monitorização das finanças até à gestão da equipa e o atendimento ao cliente. Manter o seu site em ótima forma não deve ocupar muita da sua atenção.

O seu site deve ser um projeto divertido e satisfatório que represente o seu melhor trabalho e o ajude a expandir os seus negócios . Para o manter alegre e eficaz, é essencial ser eficiente a cada passo, para que possa dedicar mais tempo ao que mais importa para si.

Existem algumas coisas essenciais que pode fazer para economizar tempo quando se trata de gerir e manter o seu site . Da automatização e estratégia de conteúdo à terceirização do trabalho técnico, há muitas tarefas que pode tirar do seu prato.

Reunimos uma lista das principais dicas de sites para economizar tempo que o vão ajudar a otimizar o seu site e fluxo de trabalho!

 

1. Trabalhe com desenvolvedores profissionais

A internet é um ambiente de rápida mudança. Surgem sempre novos métodos e ferramentas que melhoram a funcionalidade de um site , o que é interessante e benéfico para o seu negócio. A tecnologia à nossa disposição ajuda os proprietários de empresas a manterem-se atualizados sobre as formas mais recentes de administrar um site eficiente que oferece consistentemente uma excelente experiência ao utilizador.

Algumas dessas áreas incluem novos desenvolvimentos em SEO, design de UX, alojamento e segurança que podem impulsionar o sucesso do seu negócio – ou ameaçá-lo.

A delegação é a maior dica de economia de tempo para a manutenção e desenvolvimento do seu site. Para economizar tempo enquanto se esforça para tornar o seu site um ativo comercial e eficaz, considere contratar uma agência para lidar com todas as tarefas técnicas diárias, semanais e mensais do seu site.

Delegar tarefas a uma agência externa custará menos dinheiro e tempo para o seu negócio a longo prazo. Também fornece uma equipa de especialistas em que pode confiar para ter o conhecimento que provavelmente não possui.

Uma agência pode gerir totalmente o seu site:

  • Segurança
  • Backups
  • Alojamento
  • Plug-ins
  • Temas
  • Teste de velocidade

Desta forma, não terá que se preocupar em envolver-se em nada técnico quando se trata do desempenho do seu site. Pode confiar que o seu site será mantido seguro e atualizado. A delegação também pode aumentar significativamente a sua produtividade, pois pode manter o foco no que faz de melhor para o seu negócio.

 

2. Utilize ferramentas de automação

O software de automatização é uma das ferramentas de economia de tempo mais práticas para as empresas. Temos a sorte de viver numa época em que existem tantas ferramentas de automação inovadoras para facilitar as nossas vidas!

O tempo que este software retira das suas tarefas diárias pode permitir que se concentre em trabalhos mais importantes e complexos.

Algumas das maneiras pelas quais as ferramentas de automatização podem ajudar uma empresa incluem:

  • Criar ideias para redes sociais em escala
  • Eliminar tarefas repetitivas de sites e marketing
  • Gerar ideias para conteúdo
  • Monitorizar métricas e análises
  • Automatizar esforços de marketing

Esses tipos de ferramentas são desenvolvidas especificamente para aumentar a sua eficiência geral e aumentar a sua produtividade.

Aqui estão as cinco ferramentas de automatização que ajudam a economizar tempo a manter o seu site otimizado para os mecanismos de pesquisa:

O RankBuddy fornece as informações de SEO mais importantes sobre o seu site. As informações valiosas incluem classificações de palavras-chave, backlinks e compartilhamentos sociais. Também pode criar uma lista de divulgação que o ajuda a entrar em contato com influenciadores que demonstram interesse específico no conteúdo.

O SEMRush vai ajudá-lo a obter uma visão geral da posição do seu site em vários motores de pesquisa, verificando classificações de palavras-chave, tráfego orgânico e análise de backlinks. Também oferece uma forte análise de concorrentes e recursos de pesquisa de tópicos.

SE Ranking é uma ferramenta gratuita que permite rastrear suas classificações de palavras-chave no Google, Bing e Yahoo. É fácil de utilizar e possui muitos recursos que o ajudarão com sua estratégia de SEO:

  • A sua posição no Google, Bing e Yahoo para a palavra-chave que está a rastrear
  • Um histórico do ranking ao longo do tempo para que possa ver o quão bem sua campanha de SEO está a ir
  • O número total de pesquisas para uma determinada palavra-chave em qualquer momento
  • O tráfego mensal estimado para uma determinada palavra-chave em qualquer momento

O Screaming Frog é uma ferramenta profissional popular para SEOs que rastreia links e informa as vulnerabilidades raiz do seu site. Alguns dos seus recursos são parâmetros de URL, páginas rastreadas, seleção de tipo de rastreamento e geração de mapa do site com palavras-chave destacadas.

O Yoast SEO é o plugin de SEO mais popular para WordPress. Ele ajuda-o a otimizar a página adicionando as meta tags e as meta descrições de redes sociais importantes para o seu conteúdo. Também pode automatizar coisas como o seu mapa do site, marcação de esquema e redirecionamentos.
O Yoast SEO permite que profissionais de marketing digital e proprietários de sites escolham entre várias configurações que incluem uma configuração padrão (geral), marketing digital, loja online ou configuração de blog. Também pode configurá-lo para um site WooCommerce se tiver essa necessidade específica.

 

3. Trabalhe com um consultor de SEO

Como mencionado, ficar por dentro das estratégias atuais de SEO ajuda a expandir os seus negócios. Mas mesmo com as ferramentas de automatização de SEO descritas acima, aprender o básico de SEO para usar as ferramentas – e verificá-las regularmente – pode ser muito demorado para os empresários.

Em vez de gastar o seu tempo a ler artigos e a fazer cursos online, também pode delegar o SEO do seu site.

Trabalhe com um consultor ou agência de SEO para garantir que está sempre atualizado com as últimas tendências de SEO. Os consultores de SEO fazem tudo, desde a criação e execução de estratégias de otimização de mecanismos de pesquisa até relatórios e aconselhamento sobre como melhorar a classificação do seu site.

Os especialistas executam auditorias regulares no seu site e alertam sobre quaisquer alterações nas classificações de pesquisa, posição da SERP e fluxo de tráfego dos motores de pesquisa.

Estas auditorias podem ajudá-lo a entender o desempenho do seu site no mundo digital. Informam se algum problema técnico precisa de atenção antes que saia do controlo e prejudique os seus rankings e tráfego. As auditorias de SEO também podem ser utilizadas para planear o futuro, por isso é importante acompanhá-las.

Outra maneira de economizar tempo é delegar as correções necessárias após essas auditorias revelarem problemas ou oportunidades que precisam de ação. Não vai precisar de investir num software caro de otimização de motores de pesquisa ou passar horas a pesquisar como utilizar esse software para corrigir problemas do seu site – um consultor também pode fazer isso.

 

4. Crie e atenha-se a uma estratégia de conteúdo

Se deseja manter um site de sucesso, precisa de se concentrar em escrever conteúdo incrível e evitar os erros comuns de marketing de conteúdo que podem prejudicar a sua chance de sucesso.

A maioria dos sites de negócios visam gerar leads e melhorar as vendas. O seu objetivo deve ser desenvolver artigos atraentes sobre tópicos com os quais o seu público se preocupa, criando um site que atraia visitantes com probabilidade de conversão.

Da próxima vez que estiver a lutar para pensar em algo relevante para escrever, considere o seguinte: economizaria tempo para planear com antecedência e criar um esboço de conteúdo estratégico para todo o trimestre – ou o ano.

Uma estratégia de conteúdo também é essencial para os proprietários de empresas, pois fornece uma estrutura para criar novos conteúdos para aumentar as classificações de pesquisa, atrair tráfego e gerar conversões. Isso reduz o desperdício de horas para descobrir que conteúdo é necessário e quem o irá criar.

O seu plano pode incluir outras estratégias de economia de tempo para a produção de conteúdo. Dois desses métodos são:

  • Conteúdo gerado pelo utilizador: uma forma de conteúdo criada pelos seus clientes e partilhada com a permissão deles. Isso vai ajudá-lo a criar publicações mais envolventes, já que o conteúdo vem diretamente das pessoas que estão entre o seu público-alvo.
  • Publicações de convidados: artigos relevantes que são contribuídos para o seu site por um escritor externo. Eles podem economizar o seu tempo na geração de conteúdo porque não tem a tarefa de reunir esse conteúdo.

 

5. Elimine problemas potenciais antes que eles aconteçam

Se a experiência do utilizador (UX) do seu site for excelente, isso vai proporcionar aos utilizadores uma experiência envolvente, simples e agradável. Isso irá gerar leads e vendas.

Um UX fraco, como imagens quebradas, páginas lentas ou elementos de design confusos, podem-lhe custar potenciais clientes, fazendo com que eles saiam do site antes que tenham a chance de aproveitar o que tem para oferecer. Isso força-o a gastar mais tempo a corrigir elementos do site fracos ou quebrados que poderiam ter sido evitados.

O mais importante é realizar uma pesquisa completa do utilizador e planear a jornada do utilizador do site para que seja rápida e fácil para os seus visitantes. Quer garantir que o utilizador alcança o seu objetivo no menor tempo e com o menor esforço possível.

Considere utilizar estas três práticas de UX para um ótimo site:

Web design profissional: é importante criar um site esteticamente agradável e utilizável que seja compatível com todos os dispositivos e navegadores. É isso que faz uma ótima experiência do utilizador. Não importa se está a ir para um site minimalista e de design simples ou algo extravagante; um designer de UX profissional poderá aconselhar sobre o que é melhor para o seu público.

Velocidades de carregamento rápidas: obterá um site mais eficiente e uma experiência de utilizador aprimorada quando o seu site carregar rapidamente.

Conteúdo atual: atualize as páginas, publicações e integrações do seu site continuamente.

 

5. Utilize chatbots

Se tem um departamento de atendimento ao cliente, é uma boa ideia automatizar as suas respostas. A vantagem é que economiza muito tempo ao não atender chamadas que poderiam ter sido atendidas por meio de respostas automáticas.

A utilização de chatbots permite que utilize aplicativos de mensagens para oferecer respostas apropriadas que podem oferecer aos seus visitantes as respostas desejadas sem os deixar em espera.

A experiência geral de atendimento ao cliente melhora e economiza o seu tempo. Lembre-se de que, para determinadas atividades de negócios, ainda é vital que um uma conversa seja assumida eventualmente.

Ter um site feliz e saudável que seja fácil de utilizar e executar é importante para o crescimento do seu negócio e resulta em utilizadores felizes, funcionários felizes e proprietários de negócios felizes!

Ainda mais vital do que isso é utilizar métodos de gestão de tempo para garantir que não vai ficar em tarefas de manutenção ou conteúdo o dia todo. Se deseja melhorar o seu fluxo de trabalho e minimizar as preocupações com o site, experimente essas dicas de sites para pequenas empresas e observe o quanto se torna mais eficiente.