Para conseguir um número considerável de seguidores no Instagram é preciso criar conteúdo, atraente que o seu público realmente deseja, mas, se não publicar o seu conteúdo no momento certo, o mesmo não terá o impacto desejado.
Com base no facto de que é impossível atingir sempre a máxima visibilidade, é preciso aproveitar o momento em que há mais utilizadores para impactar mais pessoas nos primeiros minutos.

Avaliar o horário comercial
Como muitas das pessoas que entram no Instagram o fazem para se divertir, os picos mais altos de atividade ocorrem muitas vezes depois do horário de trabalho ou nas pausas durante o dia, portanto, podemos dizer que o melhor horário para publicar no Instagram é entre 11h e 13h, em geral nestas horas do meio-dia, muitos trabalhadores fazem uma pausa nas suas tarefas diárias para almoçar ou tomar um café.

Janela noturna

Se não puder publicar no horário da manhã ou no intervalo referente ao horário de almoço, uma nova janela de oportunidade entre as 19:00h e 21:00h será aberta novamente no final do dia de trabalho.
Além disso, é normal que as pessoas também comecem a jantar mais tarde que as 21 horas. Portanto, pode obter um bom engajamento se publicar às 22h.

Dias da semana

Estatísticas do Instagram mostram que os melhores dias da semana para postar são segunda, quarta e quinta. O dia com mais interação é a quarta-feira. É o dia da semana em que recebe mais gostos, comentários, publicações fatores essenciais para que o aumento da visibilidade de uma publicação.
O pior dia da semana é ao Domingo, é um dia menos bom para todos aqueles que querem ganhar dinheiro no Instagram. Se não tiver escolha a não ser publicar no domingo, o horário ideal seria às 17h, mas recomendamos que espere até segunda-feira, pois aos fins de semana as pessoas costumam sair para se divertir e não usam muito as redes sociais.

Horários de pico no Instagram

 

No Instagram é preciso encontrar o horário em que há mais pessoas conectadas e a interagir nesta rede social, o comum é que os utilizadores do Instagram acedam pelo telemóvel, onde basicamente podem fazer duas coisas diferentes:

-Ver o feed: é composto por publicações de fotos e vídeos feitas pelas pessoas que segue;
-Ver os stories do Instagram: conteúdo em formato vertical e que é cada vez mais consumido por todos os “instagrammers”, pois é mais natural, dinâmico e despreocupado.

Em qualquer um dos dois formatos, o algoritmo do Instagram é aquele que decide priorizar alguns conteúdos em detrimento de outros.

Entender o algoritmo

Os administradores do Instagram consideram que, como não é possível ver toda a atividade de cada conta que seguimos, devemos mostrar primeiro a mais popular, e para isso, o algoritmo utiliza diversos parâmetros relacionados com o engagement, como comentários, publicações, etc.
Quando um post é publicado o algoritmo só mostra esta atualização no feed de alguns seguidores que estão conectados no momento, se a sua estratégia de conteúdo for bem-sucedida – e a sua publicação for interessante e gerar reações entre estes primeiros seguidores, ela continuará a ser exibida para mais pessoas.
Portanto, quanto mais pessoas estiverem a ver e a interagir com o seu post nos primeiros minutos de publicação, maior a probabilidade de conseguir um melhor engagement que levará a um aumento na sua visibilidade.