A gestão de lojas online exige ter atenção a vários fatores

 

O E-commerce tem vindo a ser uma tendência, cada vez mais presente em Portugal, reforçada pelo contexto da pandemia Covid-19. 

Os dados mostram que as compras online têm crescido. Por isso, ter uma loja online é um negócio de futuro, mas é preciso saber geri-la. 

Um estudo realizado pela Hootsuite e pela We Are Social revela que 44,8% dos portugueses fazem compras online, segundo dados da Comissão Europeia.

Estudos do CTT E-Commerce Report 2019 mostram que a maior parte dos consumidores online está localizada nos grandes centros de Lisboa e Porto e que 66% dos e-consumidores são mulheres, entre os 25 e os 44 anos.

Da logística até ao relacionamento com o cliente, confira 3 pontos essenciais para o sucesso da sua loja online:

 

1. Portes de envio da sua loja online

Loja online: 3 cuidados na gestão do seu E-commerce 1

Durante o período mais crítico da pandemia Covid-19, muitas lojas online ofereceram entregas com portes totalmente gratuitos. 

Com o desconfinamento, as lojas físicas abriram e, como metade do público português ainda prefere fazer compras presenciais, alguns consumidores optaram por esperar a abertura do comércio para comprar determinados tipos de produto.

Para continuar a ser competitivo e garantir que a sua loja continue a vender, siga estas dicas:

  • Reúna todos os esforços para praticar o menor prazo possível;
  • Estenda os portes grátis de forma sustentável, tanto para a sua empresa quanto para o seu cliente;
  • Ofereça descontos progressivos de acordo com o valor de compra;
  • O momento ainda é de profundas incertezas, portanto, mostre que mantém-se disposto a oferecer uma experiência positiva de compra para o cliente.

2. Logística da sua loja online 

Loja online: 3 cuidados na gestão do seu E-commerce 2

O processo de comercialização de produtos através de loja online exige dedicação e atenção a várias etapas. 

É preciso cuidar desde o planeamento das estratégias, criação da loja, divulgação – o que é muito importante – passando pela gestão de estoque até à distribuição dos produtos. 

Entretanto, a logística é um ponto crucial de um E-Commerce

Mas porque você precisa realmente ter atenção a isso quando falamos de lojas online?

  • A maioria dos consumidores não gosta de esperar para receber um produto;
  • Prazos de entrega não atendidos são um grande problema para as empresas e os clientes, além de transmitir uma má imagem da sua marca;
  • Um cliente insatisfeito dificilmente voltará a comprar na mesma loja (que esse não seja o seu caso!).

Para evitar que isso aconteça, veja algumas estratégias:

  • Comunique sempre a estimativa de entrega mediante a localização do cliente e o setor de atividade;
  • Escolha fornecedores confiáveis;
  • Faça parcerias com centros de distribuição;
  • Tente obter um feedback do cliente sobre a experiência de compra após a entrega.

3. Marketing de relacionamento na sua loja online 

 

Loja online: 3 cuidados na gestão do seu E-commerce 3

O relacionamento com o cliente é algo extremamente relevante para qualquer negócio, sobretudo para lojas online, em que esse relacionamento é 100% digital.

Seja antes, durante ou após a compra, é válido que o cliente não se sinta sozinho na sua jornada. É preciso informar os consumidores de todos os pormenores do produto ou serviço, das formas de pagamento, dos canais de comunicação em caso de dúvidas durante e após a compra.

Avalie: o seu cliente tem com quem falar durante uma compra?

Saiba que o relacionamento é uma maneira de fidelizar o consumidor e fazer com que ele volte a comprar na sua loja online. Para isso, siga estas dicas:

  • Utilize chats de conversas nas redes sociais e WhatsApp para sanar as dúvidas dos consumidores;
  • Responda em até 24 horas as perguntas dos consumidores sobre os produtos, as formas de pagamentos e os prazos de entrega;
  • Construa uma estratégia de E-mail Marketing para humanizar o relacionamento e aproximar o seu cliente da sua marca, mantendo um relacionamento a longo prazo.

 

Agora que já tem essas dicas para potenciar o seu E-commerce, fique atento a outras condições – cumprimento da legislação vigente, por exemplo, para gerir a sua loja online com toda a segurança para si e seus clientes.

 

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Loja online: 3 cuidados na gestão do seu E-commerce 4

 

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