Conheça 10 vantagens do E-commerce para o seu negócio

Hoje, a tecnologia permite ter uma loja totalmente online, com recursos cada vez mais avançados que proporcionam experiências de valor para o consumidor.

Neste artigo, vamos tratar das vantagens para os comerciantes e empreendedores.

Veja as 10 vantagens que selecionámos e inicie já a sua loja online:

 

Facilidade de iniciar o negócio

O e-commerce é um negócio para vendas de produtos e/ou serviços através do meio digital.

Hoje, há ampla tecnologia disponível para desenvolver negócios na internet de forma rápida e segura.

A oferta pode ir desde produtos físicos (em que a loja online é o meio para compra e venda) até produtos inteiramente digitais (como cursos, livros, manuais, softwares etc.).

No mercado, há muitas empresas especializadas que oferecem serviços de criação e gestão de lojas. Para além disso, na Internet existem muitos conteúdos informativos que facilitam a tarefa de iniciar o seu e-commerce.

O tempo para a construção do e-negócio também é encurtado, já que a criação de uma loja online é mais rápida do que a construção de uma loja física.

Investimento inicial mais baixo 

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Os investimentos iniciais para a criação de uma loja online geralmente são mais baixos do que aqueles necessários para um empreendimento físico. 

Aluguer de espaço, mobiliário, serviços (custos fixos) e capital humano necessários para uma loja física são bastante mais dispendiosos do que as despesas iniciais com uma loja online.

Com custo operacional mais restrito, o e-commerce torna-se cada vez mais uma tendência. Isso inclui as despesas com segurança, que são bem mais reduzidas.

Funcionamento 24/7

A sua loja irá funcionar em tempo integral e isso quer dizer que o seu cliente ou potencial cliente o poderá encontrar e comprar a qualquer momento.

Essa é uma das principais vantagens do e-commerce.

Estar disponível todos os dias da semana sem restrição de horários é uma grande vantagem, sobretudo para quem vende para outros países em que o fuso-horário pode variar.

Inexistência de barreiras físicas e geográficas

O poder de alcance das lojas online é muito maior, sem dúvidas, do que o das lojas físicas.

Se houver planeamento para desenhar uma boa estrutura logística (armazenagem, entrega) para oferecer produtos e serviços a outros países, o comércio eletrónico não tem fronteiras para a sua atuação.

Ao contrário de uma loja física, a loja online está aberta ao mundo.

Obviamente, há de ter atenção à configuração da loja para cada país (disponibilizar em várias línguas, por exemplo). Nesse caso, pode ser preciso uma consultoria especializada em E-commerce.

Exposição maior e mais variada dos produtos

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A quantidade e variedade de produtos que pode ser exposta num e-commerce é extensa.

Em comparação com uma loja física, uma loja online não está limitada ao espaço físico para expor seus produtos.

Ter uma loja física e pretender expor 20 mil itens para venda pode ser uma tarefa difícil. 

Numa loja online, a organização dos produtos, o uso de filtros de busca, bem como a possibilidade de criar descrições pormenorizadas é uma vantagem imbatível.

Verificação de métricas

Ter uma loja online em que todos os processos são mediados pela tecnologia é uma grande vantagem.

Poder medir os dados estatísticos, a qualquer momento, como:

  • taxas de abandono;
  • downrate de vendas;
  • comportamentos de compras dos clientes;
  • valor de faturação;
  • taxas de conversão;
  • margem de lucro.

 A análise de ROI e KPI’s são métricas essenciais para lojas online.

Assim, é possível acompanhar e corrigir o tráfego do site, as estratégias, os processos e as respostas.

Essa é uma tarefa bem mais fácil no e-commerce do que numa loja física.

Análise da concorrência

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Atuar no ambiente digital dá oportunidade de fazer benchmarking de maneira mais eficiente.

É possível estudar e analisar a concorrência a partir de pesquisas de mercado que podem ser realizadas de forma mais fácil, rápida e mais barata.

Integração com outros canais – mix de comunicação

Se a sua empresa já tem lojas físicas, integrar a sua loja online com outros canais de comunicação faz ampliar a rede de divulgação dos produtos e serviços. 

Com isso, vê-se facilitada a tarefa de criar uma comunidade que colabore com conteúdos, dicas e sugestões de melhoria dos produtos, ajudando na construção da sua marca.

Criação de conteúdos partilháveis nas redes sociais

Como as redes sociais são os primeiros canais de comunicação que as pessoas procuram para saber mais sobre uma marca e seus produtos, a exposição da opinião de consumidores satisfeitos nesses canais acrescenta mais valia aos produtos ou serviços e transmite mais confiança.

Faça com que o que é vendido no seu e-commerce possa ser facilmente partilhado pelos seus clientes nas redes sociais deles. 

Crie conteúdos tão relevantes e atrativos sobre os seus produtos e serviços que faça com que os seus clientes queiram partilhá-los com outros amigos.

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Otimização do relacionamento com o cliente

O uso de canais integrados de comunicação colabora para a interação imediata e personalizada da empresa com o cliente. 

Com o omnichannel (integração de canais de comunicação), há possibilidades de melhoria do relacionamento com o cliente, porque o mesmo consegue falar com a empresa através de vários canais. 

Faça-se omnipresente: a comunicação simultânea em diversos canais ajuda o consumidor a ter uma experiência positiva com a marca, pelo que sente-se apoiado na sua jornada de compra.

Quer saber como ter o seu e-commerce? Descubra como.

Já tem a sua loja online e não sabe como divulgar seu negócio ou vender mais? Nós sabemos! Fale com a Brandup!

 

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